Lucas Marques encadena a Estado Crítico 11c em Siurana

O escalador mineiro Lucas “Jah” Marques conseguiu a cadena da via Estado Crítico em Siurana, na Espanha. A via está cotada como 11c (9a fr; 5.14d us) e com a cadena Lucas se torna o segundo brasileiro a escalar uma via nessa graduação.

A via em questão foi aberta pelo espanhol Dani Andrada em 2003 e desde então recebeu várias cadenas que confirmaram sua graduação na casa do 11c, incluindo a cadena do escalador chileno Tomas Ravanal. A via fica no famoso setor El Pati em Siurana, onde Lucas também já havia encadenado o seu primeiro 10c fora do Brasil, com a via Kalea Borroka em 2013. A Estado Crítico ficou muito famosa depois de ter sido escalada à vista pelo alemão Alex Megos. Foi a primeira cadena à vista de uma via dessa graduação.

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by lucas (@lucasbmarques_) on

Lucas contou que a via “mesmo sendo uma via de 9a soft, como muitos dizem, é  pouco escolhida, pois é de boulder e tem um passo hard e é muito técnica em cima“. Segundo ele foram 2 temporadas tentando a via, depois de já ter escalado praticamente todas as linhas de 10b a 11b do setor. O caminho mais óbvio era seguir em frente na evolução.

Lucas contou que a via é muito mental e depende muito da condição climática. Segundo ele, o primeiro trecho ficaria na casa do 9b, mas com lances de V10 e V8 em sequencia, ligados por um descanso ruim.

Eu estou mais que feliz por realizar esse sonho e me tornar o segundo brasileiro a escalar 9a fr depois do Felipinho (Camargo). Foi um trabalho e dedicação de anos! – Acredito que minha cadena vem pra mostrar pra comunidade brasileira que todos podemos mais do que imaginamos. Basta a gente dedicar mais! Eu vim de Uberlândia, onde a cultura da escalada é quase zero, e tive que ir muito contra para chegar onde cheguei.

Facebook Comments