Alexander Megos encadena o primeiro 11c à vista do mundo

25
Mar
Tweet

Parece que o primeiro 11c (9a fr; 5.14d us) à vista da história saiu ontem. E não foi pelas mãos de Adam Ondra. O jovem alemão de 19 anos, Alexander Megos foi quem estabeleceu o novo recorde. Alexander Megos encadenou ontem a via Estado Critico, em Siurana, provavelmente o 11c mais encadenado no pico espanhol, com cadenas de gente como Dani Andrada, Adam Ondra, Ramon Julian e Enzo Oddo.

Alexander Megos, autor do primeiro 11c à vista do mundo

Para quem já acompanhava Alexander Megos, talvez não soe como tanta surpresa o primeiro 11c à vista da história ter sido feito dele. Em recente trip pelos Estados Unidos o alemão já tinha se mostrado especialmente dotado para escalar vias na primeira tentativa, com cadenas em flash da via Pure Imagination 11b (8c+ fr; 5.14c us) e The Fly 11c.

Contudo no caso da via Estado Critico. não existe um amplo consenso com relação ao grau. O primeiro a propor 11c para via foi o espanhol Ramon Julian, que fez o FA. Em seguida alguns outros fortes escaladores, incluindo ai Adam Ondra, acharam a via mais com cara de 11b. Mas outros fortes escaladores como Magnus Midtboe e Enzo Oddo, confirmaram o nono 11c de Ramon. O ponto a favor do 11c é o fato de Adam Ondra ter voltado atrás na sua primeira sugestão, e ter garantido que a Estado Critico era um 11c sólido, após a quebra de uma agarra na via.

Polêmicas à parte, é mais um grande feito do jovem alemão Alexander Megos, que segue firme no caminho para se tornar um dos mais fortes escaladores do mundo.

Fonte: Desnível

Postado por admin em : Escalada Esportiva, notícias
Tags:Alexander Megos, Estado Critico, first 9a on sight, Primeiro 11c à vista, Siurana

Betas da galera!

[...] Classified, também em Frankenjura. Alexander Megos já entrou para a história da escalada como a primeira pessoa a escalar um 11c vista, com a via Estado Critico, em [...]

[...] a conseguir fazer o primeiro 11c (9a fr; 5.14d us) à vista da história, Adam Ondra viu o alemão Alex Megos surpreender o mundo e conseguir a façanha primeiro, com a via Estado Critico. Mas todos sabiam que também não ia [...]

Deixe seu beta!