Ramon Julian e Mina Markovic vencem em Chamonix

Esse final de semana aconteceu a primeira etapa da Copa do Mundo de Dificuldade, em Chamonix na França. Como sempre, foi um grande evento, com um público impressionante presente desde o começo, e uma verdadeira multidão acompanhando a final.

ad50363b9b3c0e7cd5049a5778e00aff_XL

Nessa etapa, o escalador paulista Felipe Camargo esteve presente, mas não conseguiu obter o resultado que esperava. Felipe acabou, segundo ele mesmo, cometendo um erro e terminou a fase classificatória em 60º. Bem longe dos 26 que passaram para a semi-final.

Presentes nas finais, estavam obviamente, alguns dos maiores nomes da escalada atualmente, mas quem chamou realmente a atenção foram os nomes da nova geração, que deram trabalho para os veteranos e quase saíram de lá com a vitória.

No lado feminino, esperava-se mais um passeio da coreana Jain Kim, que não deu chances para ninguém em 2014. Mas o que vimos foi duas jovens atletas roubarem a cena. A primeira foi a austríaca Jessica Pilz, de 18 anos, que chegou muito perto do top, o que a deixava muito perto de um lugar no podium, esperando apenas o resultado das últimas 3 atletas. Em seguida veio Jain Kim, que acabou caindo mais cedo que o esperado, entregando um lugar no podium de bandeja para Pilz. Faltavam apenas as duas atletas da Eslovênia, Janja Garnbret, de 16 anos, e a veterana e várias vezes campeã de etapas da Copa do Mundo, Mina Markovic. Janja entrou primeiro e escalando com uma leveza e precisão impressionante, alcançou o top e jogou para Mina a responsabilidade de também fazer top para ser campeã. Mas Mina mostrou toda a sua experiência, chegou no top, e garantiu a primeira vitória da temporada. Janja Garnbret ficou com um ótimo segundo, e Jessica Pilz garantiu o terceiro.

No lado masculino, a final começou pegando fogo com o escalador alemão Sebastien Halenke, de apenas 18 anos, jogando pra cima o nível e quase fazendo top na via. Mal sabia ele, mas com aquela performance eles estaria garantindo um lugar no podium. O segundo a entrar foi Ramon Julian, que como sempre sentiu dificuldades por conta da sua pouca altura, por duas vezes perdeu os pés e teve que segurar pra não cair. Mas mostrando uma resistência sem igual, Ramon seguiu até o fim, e caiu tocando a agarra final! O único a se aproximar de Ramon foi Adam Ondra. O tcheco escalou com a sua rapidez e precisão já conhecida, e chegou fácil no trecho final da via. Mas a pressa acabou tirando a vitória de Ondra, que tentou alcançar a agarra do top a partir da agarra 52, sem dominar a agarra 53, como havia feito Ramon. As duas agarras estavam muito próximas, e isso pode ter confundido Ondra. Nenhum outro escalador chegou tão alto quanto Halenke, Ondra e Ramon, que ficaram respectivamente em terceiro, segundo, e primeiro lugar.

A Copa do Mundo agora segue para Briançon, já nesse final de semana, e mais uma vez Felipe Camargo vai estar disputando. Vamos torcer para que ele obtenha um melhor resultado, quem sabe uma semifinal.

Copa do Mundo de Dificuldade – Chamonix

Masculino

1. Ramon Julian (ESP)

2. Adam Ondra (TCH)

3. Sebastien Halenke (ALE)

4. Romain Desgranges (FRA)

5. Gautier Supper (FRA)

6. Jakob Schubert (AUT)

7. Stefano Ghisholfi (ITA)

8. Dmitrii Fakirianov (RUS)

Feminino

1. Mina Markovic (ESL)

2. Janja Garnbret (ESL)

3. Jessia Pilz (AUT)

4. Anak Verhoeven (BEL)

5. Jain Kim (COR)

6. Helene Janicot (FRA)

7. Dinara Fakhritdinova (RUS)

8. Aya Onoe (JAP)

Resultado completo aqui!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *