Caui Vieira e Eveline Sousa vencem a primeira etapa da Copa Nordeste de Escalada

Eveline Sousa, campeã entre as mulhres (Foto: Saraiva Moraes)

Nesse final de semana aconteceu a primeira etapa da Copa do Nordeste de Escalada. O palco da competição foi o muro do Climbar em Natal. Ao todo participaram 38 atletas, nas categorias masculino e feminino. A categoria feminina foi decidida apenas com festival, enquanto a masculina contou com classificatória em festival e final.

O festival, para as duas categorias, durou 4 horas, com 12 boulders abertos pelo routesetter Almir Neves. Com a pontuação aberta, todos tiveram que escalar sem parar em buscar da melhor pontuação possível. Entre as mulheres, Eveline Sousa de Pernambuco, conseguiu a vitória com folga, somando 115 pontos no total com 7 tops, sendo 4 flash. Em segundo ficou a potiguar Janaína Nitta, e em terceiro a paraibana Janine Falcão, ambas com 49 pontos. O desempate foi feito pela quantidade de tentativas.

Podium Masculino em Natal (Foto: Saraiva Moraes)

No masculino a disputa foi acirrada pelas vagas na final. Até o últimos instantes nada estava definido e qualquer boulder a mais podia fazer a diferença. Cauí Vieira, de Recife, conseguiu o primeiro lugar no festival, somando um total de 259 pontos, com 11 tops, sendo 9 flashs. Em segundo ficou o potiguar Josias Azevedo, que completou 10 boulders, 6 em flash, e somou 214 pontos. Colado dele ficou o brasiliense residente em Natal, João Fernando, com 213. Mais um potiguar na final foi Denn Maloy, que conseguiu a quarta vaga nos últimos instantes do festival. Completando os cinco melhores, o também potiguar Thiago Hara.

A final contou com 3 boulders, que foram escalados no modelo IFSC, um atleta por vez e quatro minutos de tentativas. Cauí mais uma vez mostrou sua superioridade e conseguiu o top em dois boulders, sendo o primeiro em flash, e ficando com o título da etapa. Em segundo ficou João Fernando, e em terceiro Denn Maloy.

Copa Nordeste de Escalada – Etapa RN

Masculino

  1. Cauí Vieira (PE)
  2. João Fernando (RN)
  3. Denn Maloy (RN)
  4. Josias Azevedo (RN)
  5. Thiago Hara (RN)

Feminino

  1. Eveline Sousa (PE)
  2. Janaína Nitta (RN)
  3. Janine Falcão (PB)
  4. Anna Clara Tartari (RN)
  5. Cintia Saturnino (PB)

Essa é a primeira edição da Copa Nordeste de Escalada, que terá um total de 3 etapas. A segunda etapa do certame já está confirmada, e será na Fábrica de Monstrinhos em Fortaleza, no dia 15 de Outubro. A Copa se encerra com a última etapa em dezembro, na academia Climb On em João Pessoa.

 

Facebook Comments