jump to navigation
25 out 2010

Há um tempo atrás, foi descoberto um novo pico de escalada bem próximo de Fortaleza, a pedra do Garrote em Caucaia,  a apenas 30km. Quem estava desenvolvendo o local era uma outra galera, com quem já fazia um tempo que eu não escalava. De uns tempos pra cá o local se firmou com o campo-escola local, com várias vias abaixo do sétimo, e a galera que estava começando vai muito lá.

Eu não tinha tanto interesse em conhecer justamente por isso. Estou com a cabeça focada em escalar sétimos, e lá não tinha muito atrativo pra mim. Mas recentemente uma nova linha foi aberta, e foi cotada na casa do 7a/b, bem na faixa que eu estou trabalhando. Aproveitei que ninguém ia pra Redenção e combinei com o Marcos, um dos que desenvolveu o lugar, pra ir lá no domingo, ver qual era a dessa via e conhecer o lugar. Fui levando comigo o Nathan (19 anos, irmão de um dos meus melhores amigos), que está começando, então ia ser perfeito pra ele, e também foram a Janina e uma amiga dela, Adinéia, que também está começando. Guiando a gente pro lugar, o Marcos e o Luquinhas( filho dele de 13 anos).

Chegar até lá é realmente muito rápido. Mas a trilha até a base maltrata. Bem ingrime e acidentada, e com o calor que anda fazendo, deu uma canseira (realmente preciso melhorar meu aeróbico).

Chegamos na base e fomos apresentados às vias mais acessíveis do lugar, uma série de IV: Pagando promessa, Sem querer querendo e Chuva nas coivara. Luquinhas entrou guiando na Pagando Promessa, que mostrou não ser problema pra ele. Eu entrei em seguida, e gostei do estilo da via. Realmente muito bom pra quem está dando os primeiros passos na escalada em rocha. Desci e deixei o “toprope” armado pro Nathan. Enquanto isso, a Janina subia a Chuva nas Coivara e montava o “toprope” pra Adineia. Os dois se revezaram nas vias e eu entrei na Sem querer querendo. Bem legal a via, um pouquinha mais tecnica que a outra, com uma pequena travessia no final. Deixei o “toprope” armado e o Nathan foi nela de novo. Pra primeira vez dele na rocha, ele foi muito bem, e escalou os 3 IV sem problemas, e um atrás do outro.

Depois dali subimos um pouco até a Bala Perdida, cotada em VI. Entrei nela a vista e fui avançando sacando as costuras. Quando cheguei na metade,  li errado a linha, indo mais pra esquerda onde estão as chapas, sendo que o melhor é mais pra direita. Acabei bombando demais e acabei caindo no lance. Continuei dali e fui até o final. Achei um pouco mais forte que um VI e sugeri VIsup pra ela. Luquinhas entrou em seguida e mostrou que realmente está evoluindo bastante, mandou sem problemas. Janina deu um pega e não conseguiu mandar de primeira. Nathan e Adineia tentaram a saída de “toprope”, e logo depois a Janina entrou de novo, mandando a via. Aproveitei pra entrar mais uma vez também e saiu fácil indo pelo caminho certo. Muito boa a via, com uma boa variação de movimentos.

Descemos para a o teste do dia, War Pigs 7a/b. Lá aproveitei pra dar uma olhada com a Janina em umas paredes mais curtas, mas bem negativas que estavam por perto. Tem potencial pra encher o lugar de sétimos, quem sabe algum oitavo. Hora de entrar na via. Luquinhas já tinha dado alguns pegas na via, e tinha passado a parte mais fácil e chegado até o platô, e depois disso isolado o final. Entrei nela à vista mais uma vez, e passei bem da primeira parte, até o platô, sentindo mais dificuldade num trecho mais positivo, mas com poucas agarras, que exigiu mais equilibrio. Fiquei com a sensação de ser um VI ou VIsup até ali. Parei no platô e descansei um pouco, curtindo o visual incrível lá de cima: de um lado o mar do Cumbuco, e do outro o mar de prédios de Fortaleza.

Fui pro lance final, que só tem mais duas chapas. O primeiro trecho me parecia visualmente fácil, com um generoso agarrão pra costurar, mas depois daí parecia mais complicado. Entrei no lance e o que parecia fácil se mostrou bem mais complicado. As agarras se mostraram bem ruins, complicadas por uma péssima oferta de pés. Não consegui nem chegar no agarrão. Desci e tentei mais uma vez, dessa vez já tendo selecionado algumas agarras de pé. Cheguei no agarrão com um dinâmico, saquei a costura e equipei, mas na hora de costurar, o arrasto tornou meu trabalho bem difícil, e não consegui. A queda ali puxando corda ia ser feia, por que o platô embaixo me esperava. Abortei a tentativa e resolvi descer. Fiquei com a impressão da via estar na casa do 7b/c, apenas por conta daquele lance lá em cima.

O Luquinhas entrou em seguida, e me deixou realmente surpreso e feliz  com a evolução dele. Conheci o Luquinhas quando ele tinha uns 10 anos, e já tinha ido escalar outras vezes com ele e o Marcos. E agora ir escalar com ele e ver o garoto guiando com desenvoltura uma via no nível da War Pigs, me deixou bastante feliz. Ele passou do primeiro trecho bem, apesar de ter cometido um pequeno deslize e ter sido obrigado a segurar a costura. Chegou no platô e não descansou nem 2 minutos já foi encarar o lance final. Fez a primeira tentativa e não chegou no agarrão, mas na segunda vez segurou firme e costurou. Realmente fiquei impressionado. Tentou o restante mas não conseguiu vencer o lance final. Mas tudo bem, já tinha mandado bem demais.

Deixei a Janina tentando a via de “toprope”, e  subi com o Luquinhas pra Trilhas sem rumos. Entrei na via mais uma vez à vista, e realmente curti a linha. Apesar de ser uma via fácil, é bem técnica, de agarras pequenas e pede um bom uso dos pés. Luquinhas entrou também em seguida, e mandou sem problemas. Grau sugerido pra ela ficou na faixa do Vsup.

Terminamos os trabalhos e voltamos pra casa. Mas eu já fiquei com vontade de voltar pra dessa vez focar minha atenção na War Pigs e tentar encadená-la da próxima vez. E nesse dia, quero ver o Luquinhas encadenar também!

|
Postado por Neudson em : Texto, points , trackback
Tags:Caucaia, , War Pigs

Comentários»

1. Sandro Mackenzie - 25 out 2010

Parabéns Neudson…e sejam bem vindos a Pedra do Garrote!!!

2. Tweets that mention Desce daí, doido! » Escalando na pedra do Garrote -- Topsy.com - 25 out 2010

[...] This post was mentioned on Twitter by Neudson Aquino, Neudson Aquino. Neudson Aquino said: Escalando na pedra do Garrote http://nblo.gs/9BpQ0 [...]

3. Jack - 25 out 2010

do caralho, pivete encarou a péda. gostei de ver, dia cheio no mei dos mato. mandou muito, mas devia ter postado mais fotos pra gente babar o visual ta massa.

4. Matheus Carvalho - 25 out 2010

ehehehe a trilha maltraaata mesmo!