Aplicativo de escalada para celular

Essa semana recebi por email, através de um das listas de escalada que assino, a dica de um aplicativo para celular: o Croqui. Curioso, baixei o aplicativo para o meu Android (uma versão para iPhone já está em desenvolvimento) para testar. O aplicativo é bem simples, e exatamente por isso, bem eficiente. Basicamente é uma croquiteca digital no seu celular. A base de dados já traz uma quantidade considerável de locais, incluindo ai até mesmo picos nordestinos, como Quixadá, Brejo da Madre de Deus e Itatim. A tela inicial mostra as principais opções de busca: por cidade, por montanha ou direto por vias; além de algumas outros recursos, como o de criar notas para determinada via, adicionar vias favoritas, ver o que existe para escalar por perto usando o gps, cronômetro e um guia de conversão de graduação.

 

Adorei o aplicativo, e com certeza vai ficar instalado para futuro uso em breve. Mas gostaria de deixar aqui algumas sugestões para o André Moreira, desenvolvedor do aplicativo.

Na busca, só é possível pesquisar por vias, mesmo se você esteja visualizando a lista de cidades ou de montanhas. Buscar por Itatim, por exemplo, dentro da lista de cidades, não vai retornar nenhum resultado mesmo a cidade fazendo parte da base de dados.

Outro pequeno problema, que não sei se é um problema no aplicativo, ou com o meu celular, mas toda vez que entrei em “perto de mim” para verificar as vias próximas a minha localização, o aplicativo me mostrou as vias da Urca, no Rio de Janeiro.

Agora pra fechar uma sugestão mais pretenciosa. Algo que eu acho que poderia deixar o aplicativo ainda mais interessante, seria padronizar os croquis, utilizando quem sabe o mesmo programa utilizado na excelente croquiteca digital Escalada no Ceará, o CroquiLab. Tudo ficaria mais limpo e organiza do, e os croquis poderiam ser adicionados utilizando uma largura padrão que os tornassem legíveis sem necessidade de zoom, já que a imagem pode ter qualquer altura. Assim poderia-se manter os croquis contínuos, independente do tamanho da via, já que você pode rolar a tela e ver o começo, meio e fim da via. Com certeza esse deve ser um trabalho gigantesco, mas fica a sugestão para versões futuras.

Para quem ficou interessado, o Croqui pode ser baixado pela loja virtual Google Play, e é inteiramente gratuito! Vale a pena!