Lucas Trotta escala seu primeiro 11a

Há pouco mais de uma semana o escalador Lucas Trotta, o Garrinha, conseguiu a primeira ascensão da via Goat, na Pedra da Piedade em Itajubá. A via pode ser a mais difícil do local e o primeiro 11a de Lucas, caso a sugestão de grau se confirme.

Lucas contou ao Desce daí que visualizou o projeto em  2012, um link na diagonal de 6 linhas, 3 das quais ele acabou abrindo apenas para dar vida a um monstro de 40 metros de regletes. Segundo Lucas, a linha passa pelo crux de 5 das 6 vias, e se dividida em duas sessões o primeiro trecho seria algo na casa do 10b/c, enquanto a parte final fica na casa do 9c.

Apesar da linha já ser um sonho de Lucas desde 2012, ele só realmente começou a trabalhar na via em 2017. “Foi um longo processo. Desde remandar todas as vias (8c, 9a, 9a, 10a, 10a e 9c nessa ordem), até ter que definir as costuras que iria pular, quais os locais pra respirar, bem como o ritmo pra escalar nos regletes.

Lucas Trotta, o Garrinha, na Goat 11a

Com o tempo Lucas contou que passou a fazer os links de duas em duas vias, até ganhar a confiança e resistência para tentar toda a linha. Para ele, o crux da via é a passagem do crux da terceira para a quarta via do link, “que nada mais é que fazer um v10zão”. Mas quando ele finalmente estava perto da cadena, completando a via com apenas uma queda,  duas pessoas malhando uma das vias isoladas quebraram duas agarras chaves do crux do 9c.  “Minha confiança baixou quando perdi a cadena justo no movimento da agarra quebrada no crux. Psicologicamente me afetou tanto, a ponto de não conseguir passar o primeiro novamente, por 2 dias!”

Lucas teve então de “resolver minha cabeça pra ela. Esvaziar a mente, tirar toda a pressão que eu estava me colocando e escalar a via movimento por movimento, sem pensar nas falhas anteriores e onde eu poderia cair. Apenas escalei e fluiu.

Sobre o grau Lucas disse: “Como todo First Ascent, o grau é uma sugestão, por tudo que passei nos últimos 2 meses malhando a via, e sou ciente de que posso estar errado. Porém depois de colocar todas minhas vias no papel eu cheguei a conclusão de que é a via mais difícil que escalei em diversos fatores e então sugiro 11a pra ela. Logo pode computar aí, a “Goat” pode ser o primeiro 11a do Sul de Minas!” 

Em breve deve sair um vídeo da cadena e que a gente vai postar por aqui. A via agora aguarda repetições para confirmar o grau.

 

Facebook Comments