Felipe Ho representa o Brasil no Mundial Juvenil em Arco

Já faz tempo que Felipe Ho deixou de ser promessa da escalada brasileira para se tornar uma empolgante realidade. Nos últimos anos o “moleque” de apenas 16 anos se estabeleceu como um dos mais fortes escaladores nacionais, com cadena de 10b nas vias e V13 nos boulders. Nas competições, Felipinho já se destaca no cenário nacional, sendo campeão Juvenil de boulder em 2014 e 2015,  de dificuldade em 2014, e tendo ficado com o vice campeonato brasileiro de dificuldade em 2014, e o vice campeonato brasileiro de boulder esse ano,  ambos na categoria principal.

Felipe Ho no Brasileiro de Dificuldade 2014 na Casa de Pedra em SP.

Em setembro é a hora de Felipe Ho se testar no cenário internacional, na sua primeira participação no Campeonato Mundial Juvenil. A competição acontece em Arco, na Itália, entre 28 de agosto e 6 de setembro, e Felipinho é o único representante brasileiro na competição. Felipe vai competir tanto na modalidade boulder, quanto nas vias, e tem tudo para obter o melhor resultado brasileiro em um Mundial Juvenil. O melhor resultado alcançado até hoje havia sido de Rafael Takahace em 2010, no mundial em Edimburgo, ao obter a 42ª colocação no Juvenil B.

Mas a competição não vai ser fácil para Felipe, ele vai ter que encarar os melhores “young guns” do mundo, que já estão por ai batendo recordes e participando de competições internacionais nas categorias principais.

Com certeza um dos favoritos nas vias esse ano é o americano Kai Lightner, de 15 anos, campeão mundial juvenil ano passado e dono de expressivas cadenas na rocha. Outro americano de destaque é o jovem Drew Ruana, de também 15 anos, atual campeão juvenil americano, batendo Kai Lightner na final. O campeão juvenil europeu, Stefano Carnati, também está na briga, assim como o terceiro lugar no mundial do ano passado, o coreano Miyoung Lee.

Nos boulders é um pouco mais difícil de apontar favoritos, mas no Europeu Juvenil quem levou a melhor foi o britânico Aidan Roberts. Já nos EUA o campeão nacional juvenil de boulder foi Kai Lightner, seguido de perto por Sean Raboutou.

Esses são com certeza os nomes mais fortes para esse mundial, e vai ser interessante ver como Felipinho se sai frente a gente desse calibre, com mais experiência em competições, e toda uma infraestrutura de treinos que não temos aqui.

É difícil chutar uma posição para Felipe Ho nesse mundial. Em tese Felipe deve se dar melhor nos boulders, já que essa é a sua especialidade. Contudo o estilo dos problemas em mundiais são bem específicos e dificultam bastante a vida de quem não participa do circuito mundial. Ainda assim, não acharia algo improvável Felipe ficar entre os 26 primeiros e conseguir uma vaga nas semis. Uma vaga na final já é algo mais difícil, mas não se pode descartar por completo. Nas vias os outros nomes estão em um nível bem acima e fica mais difícil uma vaga nas semis, mas ainda assim há chances de Felipe sair desse mundial com o melhor resultado de um brasileiro em um Mundial.

O que resta agora é torcer!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *