Felipe Camargo e Sasha DiGiulian fazem FA de Big Wall na Pedra Riscada

Nessa semana chegaram as notícias que o escalador paulista Felipe Camargo, e a escaladora americana Sasha DiGiulian, completaram uma via de big wall na já internacionalmente conhecida Pedra Riscada, em Minas Gerais. A via em questão foi uma das mais duras do lugar, a Planeta dos Macacos, com 650 metros de extensão e cordadas de dificuldade de até 10a (8a+ fr; 5. 13c us).

Felipe Alvares na oitava cordada da Planeta dos Macacos (Foto: Bruno Graciano)

A dupla conseguiu completar a via em uma só investida, escalando todas as cordadas à vista. Felipe Camargo liberou a cordada mais difícil da via, o 10a. Sasha DiGiulian não ficou por menos e livrou outra das cordadas mais fortes, no grau de 9c. Felipe e Sasha tiveram na investida o apoio dos escaladores Pedro Leite e Felipe Alvares. A Planeta dos Macacos já havia recebido tentativas anteriores de ser liberada, mas a cordada mais difícil ainda permanecia sem cadena.

A Pedra Riscada tem se consolidado como o principal destino brasileiro de Big Wall, escaladas em vias muito longas que para as pessoas normais geralmente necessitam de mais de um dia de na parede. O local entrou no mapa da escalada internacional após um grupo de escaladores encabeçados pelo alemão Stefan Glowacz, contando também com o brasileiro Edemilson Padilha, conquistou um dos big walls mais difíceis do país, a famosa The Place of Happiness, com cordadas na casa do nono grau.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *