Campeonato Brasileiro e Copa do Mundo de Boulder

Esse final de semana vai ser cheio pra quem gosta de competições de boulder. Durante o sábado e o domingo vai estar acontecendo duas importantes competições: a etapa final do Campeonato Brasileiro de Boulder e a última etapa da Copa do Mundo de Boulder.

O Campeonato Brasileiro de Boulder, primeiro circuito de boulder a ser disputado no Brasil, chega na sua última etapa, em Belo Horizonte, com seus vencedores já definidos. Felipe Camargo e Thais Makino já garantiram o título com as vitórias nas duas primeiras etapas no Rio de Janeiro e em São Bento do Sapucaí, deixando a disputa aberta somente pelos dois outros lugares no pódium. Mas não é só a colocação da categoria Master que a última etapa vai definir. Também vamos ter a definição dos campeões nas categorias Juvenis, Infantil, Amadoras e Paraclimbing, assim como a composição do  primeiro ranking brasileiro de boulder. A novidade dessa etapa vai ser a disputa do Campeonato Brasileiro de Slackline, simultaneamente às disputas do boulder. Ambas competições vão acontecer na Praça do Papa, um dos cartões postais da capital mineira, e prometem dar mais um espetáculo ao ar livre.

Mais uma vez o Desce daí, doido! vai estar presente numa etapa do brasileiro, cobrindo a competição, e com esse que vos escreve participando da disputa na categoria Amador, querendo abocanhar o primeiro lugar no ranking brasileiro. A ansiedade está grande para mais essa etapa. A disputa em SBS já trouxe várias novidades em relação à primeira etapa onde estive presente, no Rio, e dessa se espera ainda mais. Um dos destaques dessa competição vai estar com certeza nos novos módulos que serão adicionados no muro, oferecendo mais opções ao routesetter Belê, e que não vai deixar nada a dever ao outro campeonato que vai acontecer ao mesmo tempo, mas lá em Munique: a etapa final da Copa do Mundo de Boulder.

Depois de cinco etapas disputadas na China, Eslovênia, Áustria e Estados Unidos, a Copa do Mundo de Boulder chega na etapa final. Na disputa feminina, o primeiro lugar já está garantido. A austríaca Anna Stöhr já confirmou o primeiro lugar na etapa passada em Vail, onde conseguiu sua segunda vitória na temporada e não pode mais ser ultrapassada por nenhuma das concorrentes (já que a classificação final só leva em conta os 5 melhores resultados). A grande favorita para o segundo lugar, a britânica Shauna Coxsey, infelizmente quebrou a perna escalando e vai ficar de fora dessa última etapa, deixando o caminho um pouco livre para a japonesa Akyo Noguchi, que vai ter que terminar pelo menos em terceiro se quiser ficar com o segundo lugar na classificação final. A eslovena Mina Markovic ainda tem chances matemáticas de ficar com o segundo. Para isso ela tem que obrigatoriamente ganhar essa etapa e torcer para a Akyo não passar da terceira colocação.

Entre os homens a disputa do título ainda está completamente aberta. Kilian Fischhuber e Rustam Gelmanov estão empatados em primeiro, com 345 pontos cada, o que vai deixar a disputa bem interessante. Quem ficar na frente, leva o título da Copa do Mundo. Esse seria o primeiro do russo, enquanto para Kilian seria o sexto título de Copa do Mundo. Jakob Schubert não tem mais chances matemáticas de brigar pelo título, nem por um eventual segundo lugar. A disputa dele vai ser com o francês Guillaume Glairon-Mondet, pela terceira colocação.

Então pra quem curte competições, o final de semana tem essas duas ótimas opções. Pra quem vai estar em BH, é completamente imperdível o Campeonato Brasileiro, que acontece a partir das 13h do sábado, e tem as finais no domingo de tarde. Pra quem não estiver na capital mineira vai poder acompanhar o que vai estar rolando nas finais de domingo através dos comentários ao vivo pela fanpage do Desce daí, doido no Facebook.

Já a Copa do Mundo você pode acompanhar ao vivo pela internet, pelo site www.ifsc.tv, com as eliminatórias acontecendo no sábado e as semifinais e finais no domingo.

Facebook Comments