jump to navigation
1 mai 2011

Eu já escrevi aqui sobre a nova geração de escaladores, que cada vez mais jovens alcançam os graus mais altos de dificuldade da escalada mundial.

Adam Ondra surpreendeu o mundo aos 13 anos e hoje é um dos escaladores mais fortes do planeta, já somando 5 cadenas de vias no grau mais alto hoje existente, 12b (9b fr), e isso com apenas 18 anos.

Enzo Oddo, sobre quem mais falei no post anterior, já está mais do que firmado como um dos grandes, com ascensões marcantes, como a lendária Biographie 12a (9a+ fr) e a cadena do Highball Ambrosia, cotado incialmente em V14. Idade do moleque? 16 anos.

O italianinho Tito Claudio Traversa tem recebido bastante destaque no mundo da escalada, por ter escalado, com apenas 9 anos, o difícil grau de 10b ( 8b fr).  Se continuar no ritmo de evolução atual dele, Tito deve quebrar todos os recordes de idade de Adam Ondra!

Mas o incrível é que a cada dia que passa, novos nomes aparecem, com idades variando dos 8 aos 18. Fazendo uma rápida pesquisa na base de dados do 8a.nu, vemos a infinidade de crianças e adolescentes escalando forte mundo afora. Nomes como David e Ruben Firnenburg, irmãos alemães de 15 e 14 anos respectivamente, ambos escalando na faixa do 11º grau.

Stefano Carnati é outra grande promessa italiana. Com apenas 12 anos escalou seu primeiro 10b (8b fr). Mas o que mais impressiona em Carnati não é o grau atual, e sim a evolução do moleque. 18 meses atrás o grau mais forte de Carnati era um modesto 7a (6c fr).

Os Estados Unidos também tem o seu garoto prodígio, o pequeno Shawn Raboutou, de 13 anos, e já escalando 10c (8b+ fr). Mas também a família do garoto tem passado. Ele é filho da escaladora Robyn Erbesfield-Raboutou, campeã mundial de escalada por 4 vezes e terceira mulher no mundo a escalar um 10c! Ah, e ainda tem a irmã caçula de 10 anos dele, Brooke, que seguindo os passos do irmão e da mãe já escalou um 10b!

E o Brasil? Bem, o Brasil tinha Felipe Camargo, mas como ele já chegou nos 20 anos, não dá mais pra colocar ele nessa categoria né?

Contudo, o Brasil não parou no Felipinho e tem seus novos talentos. O paulista Rafael Takahace, de 15 anos, foi o destaque da seleção brasileira juvenil no mundial do ano passado em Edimburgo, escalou o V9 do boulder Ostras em coma, em Ubatuba, e tem na sua lista de vias vários 8bs à vista!

Outro moleque que promete, é o mineiro Yan Kalapothakis. Yan começou a escalar com 12 anos, e hoje com seus 15 anos recém completos já tem no currículo o título do campeonato inter-colegial 2010 na Escócia, o terceiro lugar na categoria amador do Brasileiro 2010, e já encadenou um 9a (7c fr) em via e V9 em boulder!

Sugiro fortemente, pra quem gosta de ver a evolução da escalada tanto quanto eu, que fiquem de olho nessa garotada, por que eles vão dar muito o que falar mais na frente!

|
Postado por Neudson em : Texto , trackback
Tags:, , , Shawn Raboutou, Stefano Carnati, Tito Claudio Traversa, Yan Kalapothakis

Comentários»

1. Alex Roberto Rodrigues - 3 mai 2011

É fantástico ver a evolução dessa piazada, e pensar que daqui a alguns anos o 9b francês já terá sido ultrapassado por esses meninos.
Quando comecei a escalar em 1992 era incrível a idéia poder escalar um 8º grau. Hoje aos 35, e a 6 meses sem escalar, preciso recuperar a velha boa forma.
Estou morando em Fortaleza faz 5 meses,vim de Curitiba, gostaria de fazer contato, pra poder escalar por aqui.
Abraço
Alex

2. Neudson - 4 mai 2011

Oi Alex! Massa saber que você tá morando em Fortaleza e quer escalar. A gente tem um pequeno grupo de escalada, Fábrica de Monstrinhos, no momento estamos sem muro mas já atrás de um novo local pra reconstruir nossa “cave”. Se você que escalar, cola na gente. Por enquanto as chuvas tão atrapalhando, mas ainda assim a gente tem ido escalar em Redenção, Quixadá…

Abraço!