Resultado da Copa do Mundo de Boulder em Barcelona

Esse final de semana aconteceu mais uma etapa da copa do mundo de boulder, dessa vez na cidade espanhola de Barcelona.  Nesse evento consegui acompanhar apenas as finais, mas valeu muito a pena: boulders difíceis, realmente dando bastante trabalho ao escaladores.

As finais dessa etapa foram disputadas por 8 escaladores, quase os mesmos das etapas anteriores, com a novidade da volta de Tsukuru Hori às finais, a forte presença russa na final masculina, com 3 escaladores e a ausência de Daniel Woods, que ficou nas semis. No feminino a novidade foi a presença de Mina Markovic entre as finalistas.

A final masculina contou com os escaladores Guillaume Glairon Mondet, Dmitry Sharafutdinov, Kilian Fischhuber, Rustam Gelmanov, Alexey Rubtsov,  Tsukuru Hori, Lukas Ennemoser e Thomas Caleyron. O feminino contou com Akiyo Noguchi, Anna Stöhr, Melissa Le Neve, Juliane Wurm, Alex Puccio, Alex Johnson, Mélanie Sandoz e Mina Markovic.

Os boulders da final começaram dando problemas as escaladores. Poucos tops foram vistos, e apenas um escalador conseguiu top em todos os problemas, e foi a japonesa Akiyo Noguchi. Na final masculina, o problema 3 foi de especial dificuldade, não vendo um top sequer por qualquer dos escaladores.

Tsukuru Hori, voltando a uma final, não foi bem e acabou ficando em sétimo. Kilian Fischhuber, vencedor das duas últimas etapas, também não teve boa apresentação e terminou na quinta posição. O título ficou mesmo com o francês Guillaume Glairon Mondet, que conseguiu encaixar um estranho e difícil bote no último boulder e mandar o problema em flash, ultrapassando assim os russos Gelmanov e Rubtsov, que vinham na frente. Além de Glairon, apenas Sharafutdinov conseguiu a cadena do último boulder, mas acabou ficando com o terceiro, com Gelmanov em segundo lugar.

Akiyo Noguchi mas uma vez teve uma apresentação irretocável. Mesmo com boulder muito difíceis e técnicos, ela conseguiu top em todos e foi a campeã sem problemas, deixando as demais escaladores brigando pelo segundo lugar, apenas com 2 tops. O terceiro problema das mulheres também foi bastante difícil, derrubando praticamente todas as escaladoras. Apenas Mina Markovic e Akiyo Noguchi conseguiram resolver o problema. O segundo lugar acabou ficando numa disputa acirrada entre Alex Puccio e Melisa Le Neve, empatadas em tudo, até nas agarras bônus, sendo o desempate feito pelo desempenho das duas nas semis, ficando a segunda posição com Puccio. Anna Störh, que também foi muito bem nas etapas anteriores, terminou num desapontador sexto lugar.

Resultado final:

Masculino

1. Guillaume Glairon Mondet (FRA)

2. Rustam Gelmanov (RUS)

3. Dmitry Sharafutdinov (RUS)

4. Alexey Rubtson (RUS)

5. Kilian Fischhuber (AUT)

6. Lukas Ennemoser (AUT)

7. Tsukuru Hori (JAP)

8. Thomas Caleyron (FRA)

Feminino

1. Akiyo Noguchi (JAP)

2. Alex Puccio (EUA)

3. Melisa Le Neve (FRA)

4. Mina Markovic (SLO)

5. Juliane Wurm (GER)

6. Anna Stöhr (AUT)

7. Alex Johnson (EUA

8. Mélanie Sandoz (FRA)

Com esse resultado, a disputa da Copa do Mundo de 2011 fica ainda com a dupla Austríaca Kilian Fischhuber e Anna Stöhr em primeiro, mas agora com seus rivais mais próximos: Akiyo Noguchi e Dmitry Sharafutdinov. A próxima etapa acontece no próximo final de semana, em Sheffield, a penúltima do ano.

Facebook Comments