Resultado final da Copa do Mundo de Boulder

Esse final de semana aconteceu em Munique, na Alemanha, a última etapa da Copa do Mundo de Boulder 2011. Foram 5 meses de competições, com 9 etapas em 9 países diferentes, entre Europa e América do Norte. Ao final dessa temporada o austríaco Kilian Fischhuber se sagrou o grande campeão da Copa do Mundo, entre os homens, enquanto a sua compatriota e namorada Anna Stöhr ficou com o título feminino.

Kilian Fischhuber, campeão da Copa do Mundo de Boulder 2011
Kilian Fischhuber, campeão da Copa do Mundo de Boulder 2011

Fischhuber  já estava como título da copa do mundo garantido desde a etapa passada, em Sheffield, onde havia ficado em 1º lugar. Além de Sheffield, ele havia conseguido o título de mais outras 3 etapas (Vail, Eindhoven e Milão), além de um terceiro, um quinto e um nono lugar, o que lhe dava a soma total de 553 pontos. Seu principal rival, o campeão mundial em Arco, Dmitry Sharafutdinov, somava 431 pontos, não podendo mais alcança-lo mesmo com a vitória. O que fez a diferença foi realmente a ausência de Sharafutdinov em duas etapas, Canmore (CAN) e Sheffield (ING), que poderiam ter lhe dado pontos suficientes para brigar pelo título em Munique. Se Sharafutdinov tivesse ido pelo menos para a final em uma dessas duas etapas, o título com certeza seria dele, já que ele não maneirou e venceu a última etapa completando em flash os 4 boulders da final, mostrando que realmente está um nível acima dos outros escaladores,e garantindo o segundo lugar geral da Copa do Mundo. O podium masculino em Munique foi completado por outros dois escaladores russos, Rustam Gelmanov e Alexey Rubtsov.

No feminino a decisão do primeiro lugar da copa do mundo ficou realmente para essa última etapa. Três escaladoras ainda tinham matematicamente a chance do título: Akiyo Noguchi, Anna Stöhr e Alex Puccio; embora a luta real ficasse mesmo entre Anna Stöhr e Akiyo Noguchi, já que Alex Puccio havia de ganhar e torcer para as outras duas pontuarem pouco.  Mas o que aconteceu foi exatamente o contrário. Alex Puccio chegou nas finais empatada em oitavo lugar com Alizee Dufraise e não foi bem, terminando a etapa ainda em oitavo. Akiyo Noguchi foi um pouco melhor e ficou com a sexta posição na etapa. Mas foi Anna Stöhr quem levou a melhor ao conseguir um lugar no podium, ficando com o terceiro lugar da etapa, e o primeiro lugar geral da Copa do Mundo. A vencedora da etapa de Munique foi a eslovena Mina Markovic, seguida pela alemã Juliane Wurm.

Anna Stöhr, campeã da Copa do Mundo de Boulder 2011
Anna Stöhr, campeã da Copa do Mundo de Boulder 2011

Resultados

Etapa de Munique

Masculino

  1. Dmitry Sharafutdinov (RUS)
  2. Rustam Gelmanov (RUS)
  3. Alexey Rubtsov (RUS)
  4. Klemen Becan (SLO)
  5. Mykhaylo Shalagin (UKR)
  6. Kilian Fischhuber (AUT)
  7. Tsukuru Hori (JAP)
  8. Lucas Preti (ITA)

Feminino

  1. Mina Markovic (SLO)
  2. Juliane Wurm (ALE)
  3. Anna Stöhr (AUT)
  4. Shauna Coxsey (GBR)
  5. Yana Chereshneva (RUS)
  6. Akiyo Noguchi (JAP)
  7. Melánie Sandoz (FRA)
  8. Aliezzé Dufraise (FRA), Alex Puccio (EUA)

Ranking Final

Masculino

  1. Kilian Fischhuber (AUT) – 600 pts
  2. Dmitry Sharafutidnov (RUS) – 531 pts
  3. Guillaume Glairon Mondet (FRA) – 423 pts
  4. Tsukuru Hori (JAP) – 348 pts
  5. Alexey Rubtsov (RUS) – 338 pts
  6. Rustam Gelmanov (RUS) – 329 pts
  7. Klemen Becan (SLO) – 323 pts
  8. Loïc Gaidioz (FRA) – 260 pts

Feminino

  1. Anna Stöhr (AUT) – 652 pts
  2. Akiyo Noguchi (JAP) – 633 pts
  3. Alex Puccio (EUA) – 502 pts
  4. Melissa Le Neve (FRA) – 427 pts
  5. Mina Markovic (SLO) – 385 pts
  6. Juliane Wurm (ALE) – 375 pts
  7. Jain Kim (COR) – 275 pts
  8. Alex Johnson (EUA) – 273 pts

Essa foi apenas a Copa do Mundo de Boulder. A Copa do Mundo de Dificuldade está em andamento, e o Desce daí, doido! vai ficar ligado e trazer pra vocês as notícias de cada etapa! Para o ranking completo da Copa do Mundo, assim com os resultados completos de cada etapa, acesse o site da IFSC!

Facebook Comments