Resultado final da Copa do Mundo de Boulder
Esse final de semana aconteceu em Munique, na Alemanha, a última etapa da Copa do Mundo de Boulder 2011. Foram 5 meses de competições, com 9 etapas em 9 países diferentes, entre Europa e América do Norte. Ao final dessa temporada o austríaco Kilian Fischhuber se sagrou o grande campeão da Copa do Mundo, entre os homens, enquanto a sua compatriota e namorada Anna Stöhr ficou com o título feminino.

Fischhuber já estava como título da copa do mundo garantido desde a etapa passada, em Sheffield, onde havia ficado em 1º lugar. Além de Sheffield, ele havia conseguido o título de mais outras 3 etapas (Vail, Eindhoven e Milão), além de um terceiro, um quinto e um nono lugar, o que lhe dava a soma total de 553 pontos. Seu principal rival, o campeão mundial em Arco, Dmitry Sharafutdinov, somava 431 pontos, não podendo mais alcança-lo mesmo com a vitória. O que fez a diferença foi realmente a ausência de Sharafutdinov em duas etapas, Canmore (CAN) e Sheffield (ING), que poderiam ter lhe dado pontos suficientes para brigar pelo título em Munique. Se Sharafutdinov tivesse ido pelo menos para a final em uma dessas duas etapas, o título com certeza seria dele, já que ele não maneirou e venceu a última etapa completando em flash os 4 boulders da final, mostrando que realmente está um nível acima dos outros escaladores,e garantindo o segundo lugar geral da Copa do Mundo. O podium masculino em Munique foi completado por outros dois escaladores russos, Rustam Gelmanov e Alexey Rubtsov.
No feminino a decisão do primeiro lugar da copa do mundo ficou realmente para essa última etapa. Três escaladoras ainda tinham matematicamente a chance do título: Akiyo Noguchi, Anna Stöhr e Alex Puccio; embora a luta real ficasse mesmo entre Anna Stöhr e Akiyo Noguchi, já que Alex Puccio havia de ganhar e torcer para as outras duas pontuarem pouco. Mas o que aconteceu foi exatamente o contrário. Alex Puccio chegou nas finais empatada em oitavo lugar com Alizee Dufraise e não foi bem, terminando a etapa ainda em oitavo. Akiyo Noguchi foi um pouco melhor e ficou com a sexta posição na etapa. Mas foi Anna Stöhr quem levou a melhor ao conseguir um lugar no podium, ficando com o terceiro lugar da etapa, e o primeiro lugar geral da Copa do Mundo. A vencedora da etapa de Munique foi a eslovena Mina Markovic, seguida pela alemã Juliane Wurm.

Resultados
Etapa de Munique
Masculino
- Dmitry Sharafutdinov (RUS)
- Rustam Gelmanov (RUS)
- Alexey Rubtsov (RUS)
- Klemen Becan (SLO)
- Mykhaylo Shalagin (UKR)
- Kilian Fischhuber (AUT)
- Tsukuru Hori (JAP)
- Lucas Preti (ITA)
Feminino
- Mina Markovic (SLO)
- Juliane Wurm (ALE)
- Anna Stöhr (AUT)
- Shauna Coxsey (GBR)
- Yana Chereshneva (RUS)
- Akiyo Noguchi (JAP)
- Melánie Sandoz (FRA)
- Aliezzé Dufraise (FRA), Alex Puccio (EUA)
Ranking Final
Masculino
- Kilian Fischhuber (AUT) – 600 pts
- Dmitry Sharafutidnov (RUS) – 531 pts
- Guillaume Glairon Mondet (FRA) – 423 pts
- Tsukuru Hori (JAP) – 348 pts
- Alexey Rubtsov (RUS) – 338 pts
- Rustam Gelmanov (RUS) – 329 pts
- Klemen Becan (SLO) – 323 pts
- Loïc Gaidioz (FRA) – 260 pts
Feminino
- Anna Stöhr (AUT) – 652 pts
- Akiyo Noguchi (JAP) – 633 pts
- Alex Puccio (EUA) – 502 pts
- Melissa Le Neve (FRA) – 427 pts
- Mina Markovic (SLO) – 385 pts
- Juliane Wurm (ALE) – 375 pts
- Jain Kim (COR) – 275 pts
- Alex Johnson (EUA) – 273 pts
Essa foi apenas a Copa do Mundo de Boulder. A Copa do Mundo de Dificuldade está em andamento, e o Desce daí, doido! vai ficar ligado e trazer pra vocês as notícias de cada etapa! Para o ranking completo da Copa do Mundo, assim com os resultados completos de cada etapa, acesse o site da IFSC!