Adam Ondra próximo do 11c à vista

Desde que Patxi Usobiaga conseguiu a façanha de ser o primeiro escalador do mundo a encadenar um 11b (8c+ fr; 5.14c us) à vista com a via Bizi Euskaraz em 2007, que o mundo da escalada se perguntava quando sairia o primeiro 11c (9a fr; 5.14d us) à vista. E parece que agora esta façanha está perto de acontecer, por ninguém menos que Adam Ondra.

Adam Ondra no seu último 11b à vista, Bella Regis

Ano passado Ondra repetiu o feito de Patxi Usobiaga, se tornando o único outro escalador do mundo a fazer um 11b à vista. Não contente, o moleque engatou a terceira e encadenou mais 4 11b à vista naquele mesmo mês. Hoje ele já soma 8 vias de 11b escaladas à vista e está claramente buscando o próximo nível. No site 8a.nu, onde mantém registro de suas cadenas, Adam colocou recentemente ter encadenado a via Duele la realidad R2 11c em Oliana. Até ai nada demais. Mas o interessante foram os comentários dele sobre a via:

“Cai no último movimento da primeira cordada (11b) na tentativa à vista. Desci e mandei a via no outro dia, fazendo a segunda cordada à vista. Fim de viagem frustrante, falhei em concluir meu maior projeto mas revelando o quão perto eu estou de encadenar à vista esse negócio.”

Quanto tempo mais o pivete mutante da escalada vai levar pra fazer o primeiro 11c à vista da história? Parece não faltar muito, apenas encontrar o projeto certo! Enquanto a gente aguarda, assista ai um dos 11b à vista do moleque, da via Mind Control em Oliana.

[vimeo video_id=”21939923″ width=”590″ height=”332″ title=”Yes” byline=”Yes” portrait=”Yes” autoplay=”No” loop=”No” color=”ff9933″]

Facebook Comments