Kilian Fischhuber e Anna Stöhr vencem a quarta etapa da Copa do Mundo de Boulder

Aconteceu o que todos esperavam. O casal austríaco Kilian Fischhuber e Anna Stöhr conseguiram a primeira dobradinha da temporada, e o lugar não poderia ser melhor. O casal alcançou a vitória em casa, na cidade austríaca de Innsbruck, e fizeram a festa da torcida local.

As finais, que aconteceram nesse sábado, tiveram a ausência de figuras importantes na briga pelo título, como Dmitri Sharafutdinov, Guillaume Glairon, Akyo Noguchi e Mina Markovic, mais ainda assim foram bastante disputadas. Entre os homens disputaram a final Kilian Fischhuber, Rustam Gelmanov, Sean McColl, Jakob Schubert, Edward Feehaly e Stewart Watson. Já entre as mulheres as finalistas foram Anna Stöhr, Jain Kim, Shauna Coxsey, Alex Puccio, Melissa Le Neve e Katharina Saurwein.

A final feminina foi bastante disputada com Anna Stöhr e a inglesa Shauna Coxsey brigando top a top pela vitória. Ambas conseguiram 4 tops, mas Anna levou a melhor por ter feito menos tentativas apesar de um incidente no primeiro boulder, que poderia ter lhe custado a vitória. Durante a saída no primeiro problema, Anna foi chamada a atenção e acabou tendo a primeira tentativa queimada, mandando o problema somente na terceira tentativa e ficando atrás de Shauna que conseguiu fazer o problema de flash.As coisas não pareciam ir bem pra Anna e Shauna despontava como a provável campeã depois do segundo boulder, fazendo top e somando apenas 3 tentativas no total. Anna também conseguiu o top, mas já somava 6 tentativas.

A recuperação de Anna começou no terceiro boulder, quando ela facilmente conseguiu o flash, assim como Alex Puccio, que conseguia seu segundo top e se mantinha na briga. Shauna acabou levando duas tentativas para fazer top nesse e permitiu a aproximação de Anna.

No último boulder Shauna teve problemas e acabou conseguindo o top apenas com 3 tentativas. Era o que Anna precisava. Ela chegou no último boulder sabendo que precisava de um flash, e foi o que ela conseguiu. Aparentemente a primeira tentativa no primeiro boulder não foi contabilizada (ou foi retirada após protesto) e acabou garantindo a vitória de Anna com 4 tops em 7 tentativas contra 4 tops em 8 tentativas de Shauna Coxsey. Ainda assim, uma grande vitória de Anna Stöhr, que assumiu a primeira posição no ranking geral, ultrapassando a japonesa Akyo Noguchi. Melissa Le Neve terminou em terceiro com 3 tops em 4 tentativas.

No masculino as coisas foram bem mais difíceis. O primeiro boulder não viu um top sequer, e os primeiros lugares ficaram com aqueles que conseguira a agarra bônus na primeira tentativa. O negócio parecia que ia continuar assim no segundo boulder depois de Feehaly, Schubert, Gelmanov e Watson não conseguirem o top, com Schubert brigando até o último segundo e passando muito perto de ficar na agarra final. Mas ai entrou Kilian Fischhuber e conseguiu o que ninguém mais conseguiu e se isolou em primeiro.

O terceiro boulder estava aparentemente mais fácil, mas ainda assim Feehaly e Schubert nada fizeram. Rustam Gelmanov veio com tudo e fez o problema de flash, jogando pressão em Kilian que viria em seguida. Mas Kilian aproveitou a oportunidade e também mandou o boulder de flash, ficando mais uma vez em primeiro. Fora Kilian e Gelmanov ninguém mais conseguiu top nesse boulder.

Agora restava apenas um boulder, mais um problema difícil. Feehaly, Schubert, Watson e nenhum top. Gelmanov veio em seguida, sabendo que precisava completar o boulder para continuar na briga. Mas os esforços do russo foram em vão e ele saiu de mãos vazias, deixando a vitória no colo de Kilian mesmo sem ter escalado o último problema. Kilian também não fez top nesse, mas não era necessário, ele ficou com o título com 2 tops em 5 tentativas, Gelmanov em segundo com 1 top em 1 tentativa e Sean McColl em terceiro com nenhum top mas 4 agarras bônus em 4 tentativas. Kilian agora se aproxima no ranking geral do russo Rustam Gelmanov, que havia vencido as duas últimas etapas.

Copa do Mundo de Boulder – Innsbruck

Masculino

1 – Kilian Fischhuber (AUS)

2 – Rustam Gelmanov (RUS)

3- Sean McColl (CAN)

Feminino

1- Anna Stöhr (AUS)

2- Shauna Coxsey (ING)

3- Melissa Le Neve (FRA)

Ranking Geral

Masculino

1- Rustam Gelmanov (RUS) – 345 pts

2- Kilian Fischhuber (AUS) – 245 pts

3- Jakob Schubert (AUS) – 209 pts

4- Dmitrii Sharafutdinov  (RUS) – 204 pts

5- Guillaume Glairon Mondet (FRA) – 190 pts

6- Thomas Caleyron (FRA) – 134pts

Feminino

1- Anna Stöhr (AUS) – 296 pts

2- Akyo Noguchi (JAP) – 294 pts

3- Shauna Coxsey (ING) – 270 pts

4- Mina Markovic (ESL)- 255 pts

5- Alex Puccio (EUA) – 180 pts

6- Melissa Le Neve (FRA) – 177 pts

A Copa do Mundo agora faz uma pausa de uma semana e retorna no dia 1 de Junho em Vail, para a penúltima etapa da temporada, que termina em Agosto em Munique!

 

Facebook Comments