Primeiro V17 do mundo?

Já existiram vários projetos de V16 no mundo, a maioria deles decotados pelos segundos ascencionistas, caso do boulder The Game de Daniel Woods, enquanto outros, como o boulder The Wheel of Life, não são classificados como boulders pela maioria dos escaladores.

O único boulder que parece ter seguido o caminho oposto foi o aberto pelo escalador italiano Christian Core em Varazze, Gioia. Christian fez a primeira ascensão do boulder e resolveu manter a graduação em V15 para esperar outras ascensões. O primeiro a repetir o problema foi Adam Ondra, que elevou o boulder à categoria de V16 (8C+ Font), aumentando a possibilidade dessa linha ser realmente o boulder mais forte do mundo.

Mas eis que Christian Core, não satisfeito, continuou a procurar por linhas mais fortes em Varazze, e recentemente ele anunciou que parece ter encontrado. Segundo Christian o novo projeto ainda não escalado “é  muito mais forte que V16/8C+”. O que isso significa? Será a primeira proposta de V17 (9A Font) do mundo, ou Christian Core estará colocando o carro na frente dos bois? Só o tempo, a cadena e a repetição do boulder irão dizer. Mas se você quer tirar suas próprias conclusões, veja o vídeo abaixo onde Christian Core aparece trabalhando o projeto.

Fonte: Desnível

Facebook Comments