Retrospectiva 2013: Melhores vídeos

Chegou a hora de escolher os melhores vídeos de 2013. Tarefa ingrata e bastante difícil. Provavelmente ficaram de fora vídeos que para alguns eram “hors concur”, mas até por serem, não preciso citar. A minha seleção é basicamente dos vídeos que assisti e que de alguma forma me empolgaram, ou emocionaram. Portanto uma seleção bem pessoal e subjetiva. Não tentei colocar os vídeos em ordem de preferência, apenas listar os melhores. Confiram!

Sasha DiGiulian “Era Vella”

O vídeo com a queridinha da américa, Sasha DiGiulian, produzido pela 3 Strings, é uma verdadeira pintura. Com um foco todo pessoal nela, que impulsionou a escalada feminina para um novo nível em 2012, o vídeo mostra a motivação e a determinação de Sasha em superar seus próprios limites. Não preciso nem falar que as cenas de escalada são soberbas. Vale a pena rever. Se é que você ainda não viu.

Boulder na Pedra Rachada

Claro que pelo menos um vídeo da dupla Lucas e Gabriel Oliveira, da Pedra Viva, tinha que estar nessa lista. A tarefa de escolher um foi difícil, mas acabei ficando com o último deles no ano, o vídeo sobre a Pedra Rachada, em Sabará. Tanto o vídeo faz um belo retrato do pico, mostrando alguns boulders clássicos, e apresentando toda a beleza cênica do lugar, como também demonstra bem o apuro técnico que a dupla chegou no uso da câmera. Belos ângulos, enquadramentos bem compostos, um trabalho perfeito de foco, sem contar o belo tratamento de imagem, que de tão bom, parece nem existir. Já falei para eles e falo de novo aqui: quero ver toda essa evolução posta em prática em um belo longa, que com certeza não vai ficar devendo em nada para os gringos.

Careless Torque

Provavelmente você nunca escutou falar de Mina Leslie-Wujastyk. Eu também não tinha escutado até ver esse vídeo e ficar impressionado com o que essa inglesa de 25 anos faz. No vídeo acompanhamos as tentativas de Mina no boulder Careless Torque, no Peak District. O boulder é alto, e com movimentos delicados e precisos no final. Tudo que você não espera de um highball. Mas ela vai lá e encara o desafio, sem ensaiar nenhuma vez com corda. Acompanhamos as tentativas e as quedas de Mina, e a tomada da cadena, completamente sem cortes, aumenta ainda mais a tensão de assistir. De deixar as mãos suando!

De Sangue e Pedra

Com esse vídeo o Peruzzo se superou. Já tinha assistido muita coisa dele mas esse realmente se destacou entre todos. O que faz desse vídeo algo especial é o toque completamente pessoal e íntimo que ele tem. Peruzzo acompanha a primeira visita da irmã, Karu, no Cipó. Acompanhamos através de seus depoimentos e pelas imagens captadas pelo irmão, o que é para ela estar ali. O que significa estar num ambiente onde se respira escalada a cada segundo. O que é realmente viver o estilo de vida da escalada. O vídeo ainda tem como bônus a cadena do Barão da Han Salam 11b, mas a cereja do bolo é o momento “cisco no olho” do final, quando num depoimento emocionado, Karu agradece ao irmão pela oportunidade de viver com ele esse estilo de vida. Dá até pra ouvir o choro do Peruzzo atrás da câmera. Maldito cisco…

35

Claro que esse vídeo não podia faltar na seleção dos melhores do ano. Ele não é exatamente sobre escalada, é sobre aproveitar cada segundo da vida, mas com certeza não é a toa que a escalada aparece como pano de fundo. Eu sinceramente não sei o que vem antes. Se é porque a gente escala que pensa o modo de viver como no vídeo, ou se é o fato de pensar o modo de viver dessa maneira que nos levou pra escalada. Os dois parecem estar intrinsecamente ligados. O vídeo bate forte em quem tenta basear sua vida por esses princípios, e principalmente em quem já passou dos 30 e sabe o que é perder tempo com coisas sem importância. Dá uma bela mensagem de final de ano!

Brazil’s Paraclimbing Champion

A pessoa ter a oportunidade de contar a história do Raphael Nishimura já é uma grande vantagem, pois a história desse figuraça que é o Rapha, de quem tive o prazer de me tornar amigo, é fantástica. Mas não basta uma história boa se você não sabe contar direito, e o Felipe G. Santiago soube contar muito bem a trajetória do Raphael até aqui. Muito bem filmado e editado, com belos depoimentos do próprio Raphael e de parentes e amigos, o vídeo mostra bem quem é Raphael Nishimura e porque ele se tornou esse exemplo pra toda a comunidade escaladora brasileira. Merece demais estar entre os top de 2013!

Petzl RocTrip Argentina 2014

Os vídeos oficiais do Petzl RocTrip sempre são muito bons! A produtora Baraka Films sempre coloca sua marca registrada nos vídeos, que são carregados de humor e um trabalho fantástico de edição da trilha sonora. O vídeo já começa fazendo piada com a própria possibilidade de fazer um encontro do porte do Petzl RocTrip em um lugar remoto como Piedra Parada, para depois apresentar em belas imagens o potecial gigantesco do lugar, sem esquecer é claro de transmitir muito bem a “vibe” do evento, um verdadeiro woodstock da escalada!

Chris Sharma Down Under

Qualquer vídeo com Chris Sharma ultimamente já é muito bom, mas esse da sua primeira trip para a Austrália com certeza ficou entre os melhores do ano. Não só porque é sempre muito legal ver Chris Sharma escalando, como pelo local em si, com paredes muito bonitas e linhas bem estéticas, como pela produção inteira em si. Impecável até mesmo nos títulos. É um daqueles vídeos que deixa você maluco pra comprar logo uma passagem e ir visitar o local. Sem mais!

The 9a Road

Esse vídeo me deu um trabalhão pra assistir. O vimeo não carregava o vídeo inteiro nunca e eu tinha que ficar fazendo várias tentativas de assistir pedaços e pedaços dele, até uma hora que enchia o saco e eu deixava pra outra vez. Mas pelo pouco que assisti já sabia que ele era um dos vídeos do ano e que eu tinha que ver inteiro. Finalmente consegui e não me enganei. A história do escalador português André Neres na busca do seu primeiro 11c (9a fr) é muito bem contada nesse vídeo. Belas tomadas, ótima trilha sonora, uma ótima narração em off, e claro, belas vias, como Era Vella em Oliana e Estado Crítico em Siurana. É muito legal, como escalador esportivo, ver esse processo todo pelo qual todos nós passamos quando queremos subir nosso grau pessoal. Não importa se é um 7a, ou um 11c. Tentativa e mais tentativas, frustração, insistência, e finalmente a cadena, que só quem passa por esse processo sabe como é bom clipar a última costura. Um belo vídeo que vale muito a pena ver e rever.

Viva La Vie

A 3 Strings de Andy Mann é provavelmente a melhor produtora de vídeos “independente” que tem por ai. Simplesmente não existe um vídeo deles que eu não tenha gostado, e esse Viva La Vie é mais um belo exemplo. Nele acompanhamos Jonathan Siegrist num dos lugares mais fantásticos do mundo para se escalar, o Gorge Du Verdon. Acompanhando ele temos a linda Nina Caprez, que não vai só de “colírio” para os olhos masculinos, como também escala demais, num estilo bem francês, leve e técnico. As imagens são sempre de tirar o fôlego, tamanha a beleza do lugar, com suas águas de um verde muito bonito e as paredes de calcário branco. Andy ainda consegue achar uma história interessante no meia das escalada e dar ainda mais alma pro vídeo. Com certeza um dos melhores do ano!

 

Facebook Comments