Jain Kim e Adam Ondra vencem em dia histórico em Gijon
Ontem a cidade espanhola de Gijon testemunhou um dia histórico. Em uma final emocionante a coreana Jain Kim conquistou o título mundial pela primeira vez com um merecido top na via final, e Adam Ondra garantiu a vitória e bateu mais um recorde, ao se tornar campeão mundial de Boulder e Dificuldade no mesmo ano.
As finais aconteceram nesse domingo e foram absolutamente emocionantes. Ambas as vias começavam bastante técnicas e na segunda metade se transformavam num verdadeiro teste de resistência para os escaladores.
No lado feminino, os olhos se voltavam obviamente para a coreana Jain Kim, campeã da Copa do Mundo de Dificuldade de 2013, e atual primeira do ranking. Em 2012 Kim ficou em segundo lugar, ao perder para a austríaca Angela Eiter, e dessa vez tinha que disputar contra sua principal concorrente da Copa do Mundo, a eslovena Mina Markovic. Kim que havia passado para a final em primero seria a última a escalar, e do isolamento deve ter imaginado que nenhuma das suas concorrentes havia conseguido chegar ao final da via. As que haviam chegado mais alto eram justamente Mina Markovic, e a austriaca Magdalena Rock, que alcançaram a agarra 47.
Jain Kim entrou precisando apenas igualar as duas para ser campeã, mas em vez disso a coreana mostrou toda a sua técnica e resistência ao cruzar as várias sequências de boulder da segunda metade, mantendo-se ainda com energia suficiente para clipar a última costura. Depois de se manter concentrada durante toda a via, Jain desabou num choro de emoção enquanto era descida pelo assegurador. Uma emoção genuína de quem já havia passado próximo de um título mundial, e que dessa vez não deixou margens para dúvidas, com um merecido top na final.

No lado masculino, Adam Ondra chegava na final empatado com o espanhol Ramon Julian, que também havia conseguido o top na semifinal. Ambos buscavam desesperadamente a vitória. Ondra para estabelecer um novo recorde e se tornar a primeira pessoa a ganhar tanto o Campeonato Mundial de Boulder quanto o de Dificuldade no mesmo ano, e Ramon para se recuperar de frustrantes resultados de temporadas anteriores, depois de ter se sagrado campeão do Arco Rock Master em 2012. Ondra escalava primeiro, e teria que aguardar Ramon fazer sua tentativa para confirmar o título. Ondra escalou muito bem, mostrando porque é o escalador mais forte da atualidade. Descansando nos pontos mais improváveis da via, ele chegou muito próximo do top, ao dominar a anti-penúltima agarra.

Chegou a vez de Ramon escalar, e o escalador mais baixo da disputa não se intimidou com a via, seguindo forte e sem hesitações até o final. Ramonet dominou a mesma agarra de Ondra, mas um escorregão do calcanhar o tirou da parede, impedindo que ele fizesse o próximo mov que lhe daria o título. Realmente uma pena para Ramon, mas um momento histórico para a escalada, que tem pela primeira vez o mesmo campeão no boulder e na dificuldade!
Com esse resultado Ondra só confirma ainda mais, no auge dos seus 21 anos de idade, que vai ficar conhecido por gerações a fio, como o melhor escalador de rocha que já surgiu, com desempenho igualmente alto tanto rocha quanto nas competições.
O calendário de competições continua com a Copa do Mundo de Dificuldade, com ainda mais quatro etapas até o final, e esse final de semana com o Campeonato Mundial Juvenil, nas modalidades velocidade e dificuldade.
Campeonato Mundial de Escalada 2014 – Dificuldade
Masculino
1. Adam Ondra (CZE)
2. Ramon Julian (ESP
3. Sachi Ama (JAP)
Feminino
1. Jain Kim (COR)
2. Mina Markovic (ESL)
3. Magdalena Röck (AUT)
Para o resultado completo, acesse o site do IFSC. E caso você tenha perdido as finais, acompanhe no vídeo abaixo como foi a disputa.