Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson completam a Dawn Wall em livre

Finalmente está terminado! Ontem os escaladores Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson escreveram mais um capítulo extraordinário na  história da escalada de Yosemite e mundial. Depois de 19 dias na parede a dupla finalmente escalou em livre os quase 1000 metros da Dawn Wall, a parede mais difícil de todo o El Captain, e completaram assim o que já é considerado o Big Wall mais difícil do mundo!

Tommy Caldwell (verde) e Kevin Jorgenson (vermelho) chegando no cume da Dawn Wall
Tommy Caldwell (verde) e Kevin Jorgeson (vermelho) chegando no cume da Dawn Wall

O primeiro vislumbre de que a Dawn Wall poderia sair em livre veio em 2008 quando Tommy Caldwell rapelou as primeiras vezes para inspecionar a via e verificar a possibilidade de fazer os lances. As primeiras imagens de Tommy na via saíram no filme de 2009 da Big Up Productions, Progression, e logo chamaram a atenção de Kevin Jorgeson, que desde então se tornou seu parceiro na empreitada.

Durante várias temporadas os dois tentaram liberar cada uma das enfiadas, incluindo aí 7 na casa do 11º grau. As investidas na maioria das vezes foram interrompidas pelo mal tempo, ou por lesões. Foi o caso de Caldwell em 2013, quando um Haulbag caiu ainda preso à sua cadeirinha, ou em 2011 quando Kevin se machucou numa queda tentando fazer o bote da enfiada 16.

Traçado da via no El Captain
Traçado da via no El Captain

Esse ano, depois de Tommy ter conseguido encadenar as últimas enfiadas de 5.14 da via, a dupla finalmente estava pronta para tentar o ataque. E parece que os deuses da montanha quiseram ver esse feito inédito ser realizado e o tempo se manteve firme até os dois conseguirem alcançar o cume.

Não foi sem problemas, contudo, que os dois conseguiram. Na metade da via, Kevin ficou preso na travessia da enfiada 15, sem conseguir realizar a cadena em livre por conta da pele dos dedos completamente destruída. Tommy seguiu na frente e terminou todas as enfiadas mais difíceis antes de Kevin completar a enfiada 15. Ficava a escolha. Chegar ao cume sozinho, ou aguardar Kevin, que poderia até não conseguir passar o trecho? Tommy nem pensou duas vezes, só faria o cume se fosse com Kevin. E depois de 5 dias, Kevin finalmente conseguiu a cadena e se juntou a Tommy, e ontem fizeram o ataque final ao cume.

Momento histórico! O Desce daí, doido! está muito feliz pela conquista de Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson. O tempo de vida da Dawn Wall é exatamente o tempo de vida do blog, e acompanhei de perto cada ano da temporada sempre noticiando os avanços. Agora finalmente poder noticiar a realização do projeto, é uma honra!

Congrats, Tommy and Kevin!

Fonte: Climbing Magazine

Facebook Comments