Z-Clip e Back Clip: Você sabe a diferença?

Se você é um escalador esportivo em algum momento você já ouviu alguma dessas duas expressões. Mas você sabe qual a diferença entre cada uma, quais os riscos, como evitar e como corrigir?

Z-Clip

O Z-Clip é um erro relativamente comum de acontecer quando se está guiando uma via, principalmente aquelas em que as proteções são muito próximas umas das outras. Ele acontece quando o escalador, sem notar, puxa a corda abaixo da última proteção para clipar na seguinte. Quando ele faz isso a corda cria um “Z” entre ele e as proteções, saindo do escalador, indo para a costura de baixo e voltando para a de cima. Quando isso acontece, se o escalador não perceber o erro, fatalmente ele irá cair, já que a corda vai ficar travada nesse “Z” devido ao atrito.

Imagem ilustrativa do Z-Clip cometido pelo escalador Sean McColl no Mundial. Foto: Vladek Zum

Fora a queda, o Z-Clip não é tão perigoso e não vai causar nenhum grande acidente. Apesar de ao cometer esse erro o escalador ficar com um pouco mais de “barriga” na corda, como as costuras geralmente são muito próximas, o aumento da queda não vai ser significativo. Ele vai mais atrapalhar a sua escalada e, talvez, babar a sua cadena.

Para evitar, tente manter sempre a atenção na hora das costuradas. Fique atento em de onde você está puxando a corda. Você deve sempre pegar o trecho da corda acima da última proteção! Por vezes, com as proteções muito próximas, não fica muita corda ali e bate aquele desespero. Mas não se afobe. Puxe a corda com calma até liberar o suficiente para fazer a costura. Fazer mais um mov pode ser uma boa ideia para deixar mais corda “livre” para pegar. Planejar as costuradas faz parte da estratégia (do grego strateegia) da cadena.

Mas se não teve jeito, você fez o Z-Clip mas percebeu antes de cair, ainda dá tempo pra consertar. Desclipe a sua corda da costura de baixo (não se preocupe, você vai ficar na de cima) e pegue a corda que vem do seg e clipe novamente na costura livre. Pronto, tudo certo. Agora é seguir escalando até a parada (ou não).

Back Clip

O segundo erro na hora de costura, esse já bem comum, principalmente com os iniciantes, é o Back Clip. Ele acontece quando na hora de clipar na costura o escalador passa a corda de forma errada pelo mosquetão, entrando pela frente e saindo por trás, junto à pedra. O correto é que a corda sempre entre por trás do mosquetão e saia pela frente, como se estivesse saindo da pedra.

Quando o escalador comete um Back Clip ele não irá ter nenhum problema imediato. A corda vai continuar correndo normal e ele provavelmente nem vai perceber até chegar no final da via. Mas se acontecer de o escalador cair tendo essa costura com o Back Clip como a última proteção, ele pode estar em maus lençóis. Pode acontecer (sim vão argumentar que as chances são pequenas, mas se tem chance pode acontecer, né?) de ao tomar a queda, a corda desclipar da costura em Back Clip e você tomar uma queda maior do que antecipou. Se você estiver alto e o seg atento, vai ser só aquele vôo lindo que você vai contar pra todo mundo quanto estiver tomando aquela cerva (se você for menor de 18 aquela Coca-Cola :P). Mas se você ainda estiver nas primeiras proteções, essa costura pode ser a diferença entre uma queda até o chão ou uma queda limpa.

Porque pode desclipar? Agora é a hora que a gente desenha!

Desenho ilustrativo de como a corda pode desclipar em Back Clip. Imagem: Gripped Magazine

No momento da queda a corda do escalador (a ponta presa na sua cadeirinha e que desce pro segue) sempre vai desenhar um arco na frente da costura. Se você tiver clipado certinho a corda vai desenhar esse arco livre, até a corda finalmente parar na costura. Mas agora observe como no caso do Back Clip a corda vai desenhar o mesmo arco mas tendo a costura na frente. Quando esse arco estiver chegando no fim, dependendo da direção da queda e da direção do gatilho (outro erro que podemos falar em outro post) a corda pode abrir o gatilho com a força da queda e desclipar a costura. Como já disse, se estiver baixo, vai dar chão.

Então fique atento na hora de passar a corda na costura e não pense duas vezes em desclipar e clipar da maneira certa se perceber que cometeu um Back Clip (acontece nas melhores famílias). Às vezes a costurada é no perrengue, e é nessas horas que você tem que ficar mais atento, já que a chance vai ser maior de cair numa sequência de crux. Pra ficar safo e nunca mais fazer um Back Clip na vida, treine em casa o jeito certo de pegar na corda e clipar para todas as situações/posições da costura. E se você perceber um amigo fazendo um Back Clip, seja o chato da vez e peça a ele para consertar imediatamente.

Como tudo na escalada, são vários pequenos erros somados que criam um grande acidente, então procure não acumular esses pequenos erros (como o Back Clip) enquanto estiver escalando e volte pra casa inteiro. Pra finalizar deixo abaixo o videozinho instrucional da Climbing Magazine, explicando tudo sobre costuradas.

Facebook Comments