Will Bosi encadena seu primeiro 12b com a via La Capella

O escalador escocês de 21 anos, Will Bosi, conseguiu hoje a cadena do seu primeiro 12b (9b fr; 5.15b us) com a via La Capella em Siurana, na Espanha. A cadena saiu em tempo recorde! Foram apenas 3 dias de tentativas para que Will conseguisse clipar a última proteção da via, que teve sua primeira ascensão pelas mãos de Adam Ondra.

La Capella é uma via curta e explosiva, de apenas 15 metros de altura, que depois do FA de Ondra viu apenas mais duas repetições: de Stefano Ghisolfi e Daniel Woods em 2018. Essa é então apenas a quarta ascensão da via.

Com a cadena, Will se torna o segundo britânico a escalar o forte grau de 12b, ao lado da lenda Steve McClure que fez o FA da primeira proposta de 12b da Inglaterra com a via Rainman, ainda sem repetição.

Não posso deixar de sorrir! Esta via tem sido meu objetivo há muito tempo e conseguir a cadena significa muito para mim.” – comentou Will após a cadena.

Will Bosi tem ganhado notoriedade como um dos principais talentos da nova geração da escalada britânica. Em 2016 ele se tornou o britânico mais jovem a escalar uma via de 11c (9a fr; 5.14d us) com a via Rainshadow no pico inglês de Malham Cove. Mais tarde voltou a repetir o grau em outras três vias: a clássica Hubble em Raven Thor, Mutation, no mesmo local, e Hunger, no pico escocês de Anvil.

O próximo desafio de Will é o Campeonato Europeu, onde ele pretende lutar pela última vaga do continente para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fonte: Desnível

Foto de capa: Alex Anderson

Facebook Comments