Amanda Criscuoli encadena seu segundo 8c com a Coquetel de Vampiro

A jovem escaladora gaúcha, Amanda Criscuoli, de apenas 13 anos, encadenou no último final de semana a via Coquetel de Vampiro, no Camping Behne em Ivoti/RS. É possivelmente a primeira ascensão feminina da via (FFA), que hoje está graduada em 8c.

Segundo explicou o escalador Naoki Arima, um dos conquistadores da via, a linha é uma junção da via Coquetel de Força 9b, com a Grito do Vampiro 7b. O grau original da via foi proposto em 8b, mas segundo ele, “depois de 21 anos, após várias agarras quebradas e desgastadas talvez tenha ficado um pouco mais dura“. De fato os mais recentes registros de cadena da via no site 8a.nu consideraram a via um 8c.

Este é o segundo 8c da Amanda, que fez o seu primeiro nessa graduação em fevereiro, fazendo também o FFA da via Lobo Solitário. Mas antes mesmo de encadenar seu primeiro 8c, Amanda já tinha ido além e escalado seu primeiro 9a, da via Premonição, se tornando a pessoa mais jovem do Brasil a escalar essa graduação com 12 anos. Confira abaixo um trechinho da cadena.

View this post on Instagram

Ontem, encadenei meu segundo 8c BR e meu segundo FFA (First Female Assent – Primeira Cadena Feminina)! 🤩 Estou realmente muito feliz com essa cadena pois é uma via realmente muito dura e super respeitada aqui no RS! Ela tem 3 cruxs: um no boulder de começo que é duríssimo; um no meio da via, na placa, onde tem uma sequência de regletes pequenos e no fim um lance dinâmico para uma pinça; e o último é quando ela junta com a “Grito do Vampiro” (via ao lado), onde há um lance de “explosão” para um agarrão! 😨😁 . O Camping Behne – Ivoti sempre foi um lugar muito importante para mim pois foi onde eu comecei a escalar, onde mandei minha primeira via e onde fiz meu primeiro feito também (Mais Jovem Homem/Mulher a encadenar uma via de 6º grau)! E agora, encadenar as vias que eu via naquela época como “impossíveis” é muito especial! 😍🥰 . Queria agradecer a todo o apoio, especialmente dos meus pais: @fabianecriscuoli e @deivistavares; e do @eduardoisaia e @mauremmarcondes 🙏💕 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 😍@blackdiamond_br @columbiabrasil @ospreybrasil @4climb @buffalo_wax @theiainteligenciacorporal @sbi_outdoor @sauroescalada @muro_pz @agmontanhismo @cadenagarras 😍 #buffalo_wax #4climb #sauro #fivetenbr #fiveten #sbi_outdoor #ospreybrasil #columbiabrasil #toughertogether #atletaosprey #ospreybr2019 #blackdiamondbrasil #bdbrasil2019 #atletabd #blackdiamond #ospreypacks #stretchyourlimits #training4climbing #MochilaUltratLeve #escaladaesportiva #mulheresqueescalam #coronavirus #quarentena #apoio #parceria #agarras #joias

A post shared by AMANDA | Escalada Esportiva (@amandacriscuoli) on

Facebook Comments