Diretor técnico da Petzl Espanhola esclarece "falha"do Grigri 2

Em entrevista concedida à revista espanhola Desnível, o diretor técnico da distribuidora espanhola da fabricante Petzl, Xavier Samsó, esclareceu a tão falada “falha” no funcionamento do novo Grigri 2.

A “falha” citada por vários usuários faz parte do funcionamento esperado do Grigri 2. O fato de a corda deslocar-se do sulco da roldana e travar atrás da alavanca foi algo observado nos testes do aparelho e o modo como proceder caso isso aconteça está explicado em material produzido pela própria Petzl e distribúido com o Grigri. Segundo Xavier, não existem riscos à integridade da corda e nem riscos de que a corda corra levando o escalador ao solo. Mesmo ocorrendo uma queda com a corda nessa posição, ensaios provaram que o Grigri funciona perfeitamente e impede a queda do escalador.

É importante alertamos os riscos na utilização de equipamentos de escalada, sempre que eles existem. Mas ao mesmo tempo é necessário esclarecer mal entendidos, como esse, e deixar a comunidade escaladora mais tranquila com relação aos equipamentos que utiliza.

Para ler a entrevista completa de Xavier Samsó esclarecendo o assunto (em espanhol) acesse o site da revista Desnível. E para baixar o documento oficial da Petzl de instrução de uso do Grigri 2 (também em espanhol), clique aqui!

Facebook Comments