Ethan Pringle faz segunda ascensão da Jumbo Love 12b

Finalmente saiu a segunda cadena do primeiro 12b do mundo! Depois de longos 7 anos, Ethan Pringle finalmente conseguiu encadenar a longa e extenuante Jumbo Love, em Clark Mountain, que foi escalada pela primeira vez por Chris Sharma, ainda em 2008, e inaugurou o difícil grau de 12b (9b fr; 5.15b us) no mundo.

Ethan Pringle na Jumbo Love (Foto: Adam Sanders)
Ethan Pringle na Jumbo Love (Foto: Adam Sanders)

 

Em entrevisa para a Rock and Ice ano passado, Pringle comentou que a via é “dura, longa e muito foda!”, e que é “ela é imensa, muito exposta, e basicamente o mais longo que você pode ter, já que você chega no final da parede e faz a virada.” A via é tão longa, que para escalá-la é necessário uma corda especial de 100 m, que mesmo assim não vai ser suficiente para lhe descer lá de cima.

Pringle já vinha tentando a via desde 2007, quando dividiu esforços com Chris Sharma e Chris Lindner. Sharma conseguiu a cadena, mas Pringle continuou no projeto ao longo dos anos, com a mesma motivação. O escalador comentou que “a via é muito próxima do meu limite físico, então é algo realmente inspirador para mim”. A o crux mental para Pringle foi a dificuldade e a extensão da via. “Se eu não estou me sentindo na minha melhor forma quando estou tentando ela, eu me sinto ainda menor e intimidado”, disse Pringle na entrevista, “mas isso faz parte do jogo – ter que superar a intimidação”.

Pringle, apesar de não estar muito nos holofotes da mídia de escalada, já conseguiu alguns grandes feitos, incluindo a cadena da Biographie 12a, o 11c da Era Vella, o boulder Wheel of Life V15, e a famosa Cobra Crack, em Squamish, cotada na casa do 11º grau.

Fonte: Rock and Ice

Facebook Comments