Dmitry Sharafutdinov e Akyo Noguchi vencem em Vail

10
Jun
Tweet

Esse final de semana aconteceu mais uma etapa da Copa do Mundo de Boulder, dessa vez na cidade de Vail, no Colorado, e quem levou a melhor dessa vez foi o russo Dmitry Sharafutdinov e a japonesa Akyo Noguchi.

Por ser a única etapa nos Estados Unidos a presença dos americanos na etapa foi massiva, com grandes expectativas para os grandes nomes do país, Alex Puccio e Daniel Woods, mas ambos foram bem aquém das expectativas. Puccio não conseguiu chegar na final, a primeira vez que isso aconteceu na temporada, e Woods não chegou nem nas semis. Mas não foram somente eles que ficaram de fora, muita gente grande caiu pelo caminho, incluinda ai o líder do ranking Jan Hojer, Jorg Verhoeven, Rustam Gelmanov e Juliane Wurm.

A grande novidade dessa etapa em Vail foi realmente o estilo dos problemas. Para quem acompanha as etapas da Copa do Mundo de Boulder, está habituado a ver um estilo predominantemente dinâmico e de força nos boulders da etapa americana. Contudo, nessa etapa os boulders estavam extremamente técnicos, exigindo bastante da leitura, da flexibilidade e do equilíbrio dos escaladores.

Nas finais, o grande destaque ficou da boa participação da equipe francesa, que conseguiu incluir quatro atletas entre os 12 selecionados, com Jeremy Bonder, Marine Thevenet, Guillaume Glairon-Mondet e Fanny Gibert, com os dois últimos conseguindo o segundo lugar. No masculino a disputa foi mais acirrada, com a decisão ficando para o último boulder. Dmitry Sharaftutdinov e Sean McColl estavam com três tops cada, e um deslize de qualquer um dos dois poderia significar ficar sem o ouro. Antes dos dois entrarem em cena Guillaume, na sua última tentativa no último boulder, conseguiu o top, e passou a ameaçar a posição de Sean McColl, que agora precisaria fazer top para garantir pelo menos a prata. Dmitry chegou para escalar precisando do top para garantir o ouro, e mostrou porque é o atual campeão mundial de boulder e da copa do mundo, conseguindo o top em três tentativas e ficando com a vitória. Sean McColl fechou a rodada precisando do top para conseguir a prata e melhorar seu resultado em Toronto. Mas Sean não conseguiu fazer o top e entregou a prata para Guillaume, ficando mais uma vez com o bronze.

Podium masculino em Vail

Podium masculino em Vail

Na final feminina Akyo Noguchi não deu margem para o azar. Numa apresentação quase perfeita, ela conseguiu top em todos os boulders, três deles em flash. Ela entrou para escalar o último boulder já com o ouro garantido, deixando a disputa acontecer apenas para a prata e o bronze entre Fanny Gibert e Anna Stöhr, que estavam com dois tops cada, até ali. Mas para a decepção geral, nenhuma das duas conseguiu o top, e as posições se mantiveram, com Fanny ficando com a prata e Anna com o bronze. Além de Akyo, apenas a americana Megan Mascarenas, de 16 anos, conseguiu o top no último boulder, o que garantiu a ela o ótimo quarto lugar.

Podium feminino em Vail

Podium feminino em Vail

Depois de mais essa etapa, ficam faltando apenas duas para o final da Copa do Mundo, e o ranking geral está bem embolado. No feminino, Shauna Coxsey, Akyo Noguchi e Anna Stöhr estão bem emparelhadas com 476, 465 e 416 pontos, respectivamente. O título pode ficar com qualquer uma das três esse ano. No masculino a disputa fica mesmo entre Jan Hojer, com 437 pontos, e Dmitry Sharafutdinov, com 415. Guillaume Glairon-Mondet e Killian Fischhuber correm por fora e ainda tem chances matemáticas de conseguirem o título, mas precisam que tanto Dmitry quanto Jan tropecem bonito nas próximas etapas. A próxima etapa acontece dia 20 de Junho em Haiyang, na China, onde acontece também a primeira etapa da Copa do Mundo de Dificuldade. Esse ano a grande decisão da Copa do Mundo de Boulder deve acontecer em Laval na França.

Copa do Mundo de Boulder Vail (6-8)

Masculino

1. Dmitry Sharafutdinov (RUS)

2. Guillaume Glairon-Mondet (FRA)

3. Sean McColl (CAN)

Feminino

1. Akyo Noguchi (JAP)

2. Fanny Gibert (FRA)

3. Anna Stöhr (AUT)

Para o resultado completo da etapa em Vail, acesse o site oficial do IFSC. E se você perdeu as finais esse final de semana, assista abaixo o replay.

Postado por admin em : Boulder, competições
Tags:Akyo Noguchi, , , Dmitry Sharafutdinov, Fanny Gibert, Guillaume Glairon Mondet, , Megan Mascarenas, Sean McColl, vail

Betas da galera!

Sem comentários ainda, seja o primeiro

Deixe seu beta!