Campeonato Brasileiro de Boulder – Segunda Etapa

12
Jun
Tweet

Aconteceu nesse feriado, na cidade paulista de São Bento do Sapucaí a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Boulder, competição organizada pela loja mineira de equipamentos de escalada, Adrena, com o apoio da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME). A primeira etapa aconteceu no final de abril, na cidade do Rio de Janeiro, durante a I Semana Brasileira de Montanhismo.

Nessa segunda etapa o trabalho da organização, até onde chegaram as notícias, foi quase impecável. Tão bom que até São Pedro resolveu dar uma forcinha e deu um tempo na chuva para o campeonato acontecer com céu claro e frio. Condições ideais!

O muro dessa segunda etapa foi o mesmo da etapa no Rio de Janeiro, mas que dessa vez ganhou o “upgrade” de vários módulos, que tanto deixaram os boulders mais interessantes, como devem ter facilitado sobremaneira o trabalho do routesetter André Berezoski (Belê). Pra quem estava acompanhando a competição em praça pública, a grande novidade foi o sistema automatizado de pontuação, computado via iPad pelos juízes e atualizado em tempo real no telão. Coisa de primeiro mundo!

Novidade no sistema de pontuação (Foto: Adrena)

Como na etapa anterior as categorias foram divididas em amador (Adulto A, Adulto B, Sênior e Sub-13), Juvenil (A e B) e Máster (IFSC), além da Paraclimbing. Nas categorias amadoras houve mais uma vez uma grande participação de atletas, com destaque para a garotada do sub-13 que compareceu em maior número dessa vez. As categorias juvenis terminaram com a vitória de Yan Kalapothakis no Juvenil A, bem a frente dos demais na sua categoria; Vítor Miyazaki no Juvenil B, e Izabela Rezende no Juvenil A feminino. Na categoria Paraclimbing, o escalador paulista Raphael Nishimura escalou sozinho novamente, mas escalou muito bem os boulders propostos, já esquentando as turbinas para participar do Mundial na França, em setembro.

Galerinha do sub-13 representando em SBS (Foto: Adrena)

Na categoria principal, a Máster, mais uma vez os paulistas Felipe Camargo e Thais Makino mostraram superioridade e ficaram com o título de mais uma etapa, praticamente garantindo a vitória do circuito nesse ano. Dessa vez as finais foram disputadas no modelo oficial da IFSC, com os atletas escalando à vista, cada um na sua vez.

Com a ausência de Cesar Grosso no masculino, o escalador Pedro Raphael de Brasília abocanhou o segundo lugar, com o mineiro Jean Ouriques ficando em terceiro. No feminino, o segundo e terceiro lugar da etapa passada se inverteram e Luana Riscado de Niterói ficou com segundo posto no podium, com Camila Macedo Anna Shaw vindo logo em seguida.

Felipe Camargo em um dos boulders da final (Foto: Adrena)

Podium feminino (Foto: Adrena)

Podium Masculino (Foto: Adrena)

Em Agosto o Campeonato Brasileiro de Boulder chega ao fim, com a última etapa do ano em Belo Horizonte, ainda sem data e local final definido, mas que promete manter o nível da competição e organização dessa segunda etapa, mostrando que competições de escalada no Brasil podem sim funcionar e dar muita visibilidade pro esporte.

Resultados

Master Masculino

1- Felipe Camargo

2- Pedro Raphael

3- Jean Ouriques

4- Alexandre Rajagopalan

5- Pedro Nicoloso

6- Juan Ouriques

Master Feminino

1- Thais Makino

2- Luana Riscado

3- Camila Matiazi Macedo

4- Anna Shaw

5- Camila Porto

6- Flora Kresselring Zugaib

Juvenil A Feminino

1- Izabela Rezende

Juvenil A Masculino

1- Yan Kalapothakis

2- Pedro Henrique

3- Guilherme Arjona

4- Vítor Machado de Paula

Juvenil B Masculino

1- Vítor Miyazaki

Para os resultados completos, acesse o site do campeonato!

(A terceira colocada na categoria IFSC Feminino foi a escaladora Camila Macedo, e não a escaladora Anna Shaw, como havia sido anteriormente veiculado. Corrigido em 06/08/2012)

 

Postado por admin em : Boulder, competições, Evento
Tags:adrena, Anna Shaw, , cbme, , , Luana Riscado, Pedro Raphael, Raphael Nishimura, , sbs, Segunda Etapa,

Betas da galera!

Sem comentários ainda, seja o primeiro

Deixe seu beta!