Ascensão em livre de David Lama e mais polêmica na Patagônia

25
jan
Tweet

Eu tenho lido e acompanhado as notícias que tem vindo diretamente da Patagônia e toda a polêmica que mais uma vez se construiu em torno da via do Compressor, na face sudeste do Cerro Torre. Todos sabem que David Lama já estava há 3 anos tentando a primeira ascensão em livre da via, e que no começo do ano passado estourou a polêmica por ele ter deixado 60 novas chapas na parede, que teriam sido usadas pela equipe de filmagem. Esse ano ele já havia dito que retornaria para tentar mais uma vez liberar a via do Compressor e muitos ficaram receosos de nova polêmica.

Mas antes de Lama conseguir a ascensão da via, uma dupla de escaladores dos Estados Unidos e do Canadá, Jason Kruk e Hayden Kennedy, anunciaram que haviam escalado a bendita via por “meios justos”, seja lá o que isso signifique. Ao que parece eles apenas não usaram a verdadeira escada de grampos deixada por Cesari Maestri nos anos 70, sem terem seguido a linha original da via, e não escalaram a via em livre (como eu havia pensado aqui).

David Lama no Cerro Torre

Isso quem realmente conseguiu foi David Lama, que fez sim, a primeira ascensão em livre da via do Compressor, seguindo a linha original e atravessando o famoso “headwall” sem usar nenhum meio artificial para progredir. Um feito que vai entrar pra história da escalada mundial. Com isso Lama deu uma limpada na sua ficha, que tinha ficado meio suja na temporada passada. Mas ele também foi muito ajudado por Kruk e Kennedy, que decidiram roubar a polêmica pra eles quando resolveram retirar mais de 100 grampos do “headwall” durante a descida. Os caras quase foram linchados em El Chaten e foram levados para delegacia para prestar esclarecimentos.

Os grampos arrancados da parede do Cerro Torre

A opinião da comunidade com relação ao fato está bem dividida. Alguns acham correta a retirada dos grampos, por acharem que eles permanecerem por lá é rebaixar a montanha ao nível do escalador. Já outros acham que deveria ficar, por fazer parte da história da via e da escalada no local. O fato é que Jason Kruk já está acostumado a fazer cagadas por ai, como relembrou bem o site americano Climbing Narc. Nesse caso, uma cagada literal! Será que ele tava querendo que esquecessem desse vídeo?

Postado por Neudson em : Sem categoria
Tags:Cerro Torre, , Hayden Kennedy, Jason Kruk

Betas da galera!

Quem nunca passou por uma roubada na parede que atire a primeira pedra!

Deixe seu beta!