Semana Gringa 22/10/11 a 28/10/11

28
out
Tweet

Mais uma Semana Gringa na área galera! Como estamos começando a entrar na “baixa temporada” de escalada lá fora (inverno tá chegando) as notícias vão começando a diminuir, mas ainda assim tivemos alguns bons destaques pra lá das fronteiras brasileiras. Tivemos Dave Graham estabelecendo mais um V15, outro membro da família Ondra escalando forte, Nico Favresse colecionando FAs no deserto de Utah, e a lesão de Kevin Jorgenson que pode deixar ele de fora da tentativa da Dawn Wall esse ano.

Novo V15 de Dave Graham no Colorado

Dave Graham é conhecido por desenvolver novos picos de boulder nos Estados Unidos, e no momento está abrindo novos problemas no pico de Guanella Pass, em Colorado. Essa semana ele abriu mais um V15, o quinto que ele abre no local, e o batizou de The Ice Knife (será que deve machucar?). O problema parece ser daqueles bem no estilo de Graham, movimentos de compressão, com bastante trabalho de pé e muita força de ombro. Dave levou 11 dias para encadenar o problema. Ele também encadenou essa semana 2 V12, sendo um FA. Quando será que esse monstro vem pro Brasil heim? Leia mais aqui, em inglês.

Kristyna Ondra escala sem primeiro 10c

Parece que não é só no sangue de Adam Ondra que corre o gene da escalada. A irmã mais velha do fenômeno tcheco, Kristyna Onra, que sempre aparecia nos vídeos fazendo sua segurança, escalou essa semana sua via de graduação mais alta, um 10c (8b+ fr; 5.14a us), se tornando a segunda mulher da República Tcheca a escalar uma via nessa graduação. A via em questão foi a linha Kudlanka, no pico local de Moravian Karst. Detalhe importante: ela não se parece em nada com o irmão! (Graças a Deus!) Leia mais aqui, em inglês.

Kristyna Ondra na via Kudlanka 10c (foto de Pepe Piechowicz)

FA para Nico Favresse em Utah

O escalador belga, Nico Favresse, mal chegou no deserto de Utah e já deixou sua marca no lugar fazendo a primeira ascensão de uma nova via nas famosas torres de arenito do local.  Going to Hollywood é o nome da nova via, que fica numa parede pouco frequentada, e que combina duras fendas com uma escalada técnica de parede vertical ao longo dos seus 35 metros de extensão. E isso é só o começo da brincadeira para Nico Favresse, que já está trabalhando em novos e duros FAs no deserto! Leia mais aqui, em inglês.

Kevin Jorgeson pode ficar de fora do projeto Dawn Wall

O escalador americano Kevin Jorgeson, pode ficar de fora das tentativas desse ano do projeto Dawn Wall. Desde 2009 Kevin se juntou a Tommy Caldwell para tentar liberar o que pode ser o Big Wall mais difícil do mundo, com várias cordadas na casa do 11º grau (5.14 us) no El Captain, em Yosemite. Logo depois de iniciar as tentativas desse ano, Kevin machucou o tornozelo tentando o incrível bote horizontal na 15ª  enfiada da via. Uma consulta revelou um “dano severo no ligamento”, o que pode acabar tirando Kevin das tentativas desse ano, e quem sabe, deixá-lo de fora da primeira ascensão da via.  Ano passado, ele e Tommy Caldwell fizeram a primeira tentativa real de liberar a parede e chegaram até a 11ª enfiada, quando tiveram que abortar a escalada devido a uma grande tempestade que alcançou o vale de Yosemite. Esse ano, mesmo sem Kevin, Tommy segue tentando a via, ao lado da sua esposa Becca. Leia mais aqui, em inglês!

Por essa semana é só pessoal, um bom final de semana a todos e até segunda!

Postado por Neudson em : Boulder, Escalada Esportiva, Semana Gringa, big wall
Tags:Colorado, , , Guanella Pass, , Kristyna Ondra, Nico Favresse, , Utah,

Betas da galera!

Sem comentários ainda, seja o primeiro

Deixe seu beta!