Semana Gringa – 01/10/11 a 07/10/11

7
out
Tweet

E chegou mais uma Semana Gringa,  a primeira do mês de outubro, e conseguindo manter a regularidade! Essa semana foi movimentada pra mulherada. Tivemos ascensão feminina da Salathe Wall em Yosemite, e tivemos vias de 11a encadenadas por mulheres. No lado do “macharal”, o marco da semana foi o boulder. Boulder na Suiça, pra ser mais preciso, onde Ondra, Woods e Koyamada abriram novos problemas fortes e repetiram velhos clássicos!

Mayan Smith-Gobat faz segunda ascensão feminina da Salathé Wall

A escaladora americana Mayan Smith-Gobat ganhou essa semana o melhor presente de aniversário que um escalador pode ganhar, a cadena de uma via a muito perseguida. A via no caso de Mayan foi a Salathé Wall 9c (5.13b) em Yosemite, escalada em livre pela primeira vez em 1988 e viu a primeira ascensão feminina por Steph Davis em 2005. Mayan já havia tentado escalar a Salathé Wall em 2010, mas foi interrompida por uma tempestade de 5 dias. Mas dessa vez ela conseguiu escalar todas as 32 enfiadas da via, completamente em livre e teve como parceiro o escalador Sean Villanueva. Leia mais aqui, em inglês.

Cadenas de 11a femininas

Essa semana foi a semana das mulheres escalarem forte. Notícias vindas da França e da Alemanha, dão conta de duas mulheres conseguindo cadenas no impressionante grau de 11a (8c fr). A alemã Conny Matthes foi uma dessas mulheres, e conseguiu encadenar seu primeiro 11a em Frankejura com a via Powerplay. Enquanto a alemã estreava no 11º grau, a belga Muriel Sarkany anotava seu terceiro 11a, com a via Last soul sacrifice, em Gorge Du Loup, onde ela já havia escalado as vias Hot chili X e Qoussaï les maux de la fin. Mas ainda tivemos mulheres escalando na casa do décimo grau, caso da americana Andre Szekely, que colecionou alguns 10c (8b+ fr) em Rodellar essa semana, com as vias Geminis, Maskoking e Ixeia. Leia mais aqui, em espanhol!

Ondra, Woods e Koyamada em terras suiças

O que acontece quando três grandes escaladores resolvem escalar na mesma região? Uma enxurrada de ascensões fortes, com toda certeza. Foi assim essa semana na Suiça, com a presença de Adam Ondra, Daniel Woods e Dai Koyamada. Adam Ondra, em Magic Wood, conseguiu repetir o problema aberto por Chris Sharma em 2004, Practice of the Wild V15. Ele levou três dias de tentativas para encadenar o problema, um deles em condições terríveis e o outro estando cansado. Só pra relaxar ele também repetiu dois V14: Dark Matter e Remembrance of Things Past. Um desses problemas, Dark Matter, foi aberto pelo japonês Dai Koyamada no começo de setembro, e que dessa vez deixou sua marca em Sustenpass, onde as condições eram melhores, abrindo Paradise Lost V13/14 e Deadalus Direct V14/15.

Daniel on Mystic Stylez, 8C

Daniel Woods no boulder Mystic Stylez V15. Foto de Courtney Sanders

Já Daniel Woods, em trip por Ticino, colocou abaixo mais um de seus “long standing projetcts” e pra varia é mais um V15, que Woods batizou de Mystic Stylez. O boulder é a saída sentada do problema de um movimento apenas (um bote) do boulder Muttertag V13. Woods ainda tem mais 2 meses de trip pela frente e tem na sua “ticklist” suiça os problemas The Story of Two Worlds V15, From Dirt Grows the Flowers V15 e Big Paw V15. Isso antes de tocar para a Itália, onde pretende escalar o boulder Gioia, aberto por Christian Core e ainda sem repetição! Ondra encadenou a saída em pé do problema, e disse que a versão mais longa é outro nível, V16 (8C+) com certeza! Leia mais aqui e aqui, em inglês.

Postado por Neudson em : Semana Gringa
Tags:, Andres Szekely, Conny Matthes, Dai Koyamada, , Mayan Smith-Gobat, Muriel Sarkany, Salathé Wall

Betas da galera!

Sem comentários ainda, seja o primeiro

Deixe seu beta!