Review: Patogania Promise

18
nov
Tweet

Demorei mais um pouquinho pra escrever o review de mais um episódio da série First Ascent, por que eu gosto de rever o episódio antes de escrever. A primeira vez que assisto é somente pra curtir, sem parar pra analisar nada, não prestar atenção nos detalhes, só ser apanhado de surpresa pelo que estou assistindo. Mas no caso de Patagonia Promisse, eu bem que podia ter escrito desde a primeira vez que assisti, por que nesse episódio (e talvez em Point of no return) o mais importante está na emoção, que é justamente o que te pega de jeito logo na primeira vez que você assiste.

Patagonia Promise conta a história de uma aventura para cumprir uma promessa. Sean Leary, também conhecido como Stanley, era namorado da escaladora brasileira Roberta Nunes, que faleceu em um acidente de carro em 2006. Mas antes de falecer, ela fez um pedido a Stanley, que caso morresse, gostaria de ser cremada e ter suas cinzas jogadas no lugar que mais amava no mundo: as montanhas da Patagônia.

Recheado de  imagens de arquivo de Roberta, falando sobre suas motivações para escalar, o que mais ama de fazer, e focando muito no sentimento, o episódio é com certeza o de maior apelo de toda série, por tocar num tema que é universal, a perda. Durante todo o filme é possível sentir a dor de Stanley,  a falta que Roberta ainda faz em sua vida, e como estar ali, nos lugares onde ela viveu e nos lugares onde passou  alguns dos melhores momentos com ela, é ainda difícil de aguentar. É realmente complicado não se emocionar em alguns momentos, principalmente com a trilha sonora no momento certo para reforçar o clima.

Mas além de toda a emoção do filme, tem também a aventura em si, que começa no Brasil, onde Stanley, acompanhado de Cedar Wright e Renan Ozturk, ficam maravilhados com a escalada brasileira. Com cenas de escalada no Pão de Açucar, Barrinha e do highline na Pedra da Gávea, o episódio realmente coloca o Brasil em destaque, apesar do deslize da legenda “Rio de Janiero” em determinado momento.

Na Argentina, apesar de poucos momentos da conquista da via sendo mostrados, ainda vemos o suficiente para deixar clara a dificuldade de se conquistar uma via naquele lugar. Mas tudo que lá acontece é apenas o preparativo para o grande momento, que é o cumprimento da promessa. Uma cena emocionante, onde Stanley  usa o esporte que iniciou para superar a dor da perda de Roberta, para cumprir o desejo da amada.

Na minha opinião, Patagonia Promisse é o melhor episódio de toda a série, e vale a pena ser assistido várias vezes. Realmente fantástico!

Postado por Neudson em : Artigos, Resenhas

Betas da galera!

[...] This post was mentioned on Twitter by Neudson Aquino, Neudson Aquino. Neudson Aquino said: Review: Patogania Promise http://nblo.gs/aHMIu [...]

Deixe seu beta!