Mina Markovic e Ramon Julian vencem na penúltima etapa da Copa do Mundo de Dificuldade

29
Oct
Tweet

Esse final de semana rolou a penúltima etapa da Copa do Mundo de Dificuldade, na cidade de Inzai, no Japão. Essa etapa, a oitava de nove, era extremamente decisiva para a definição do ranking final, já que apenas os 8 melhores resultados são levados em consideração para o ranking. Ou seja, ir mal nessa etapa, era praticamente jogar fora todo o trabalho feito nas etapas anteriores.

Entre os homens, a disputa principal era entre Ramon Julian e Sachi Ama. Sachi chegou nesse etapa em casa na liderança do ranking. Uma vitória aqui praticamente colocaria o título nas mãos do japonês. Mas Ramon parecia determinado a não deixar isso acontecer, e começou fazendo bem o trabalho passando em primeiro para a final, com Sachi Ama passando em terceiro. Durante a final, o primeiro escalador a entrar na via, o francês Romain Desgranges, quase faz top, caindo faltando apenas uma agarra. O alerta piscou. Estaria a via fácil demais? O próximo a escalar foi o canadense Sean McColl, que confirmou a suspeita e fez top na via. O que se viu em seguida foi uma série de tops. Hyunbin Min, Magnus Midtboe, Mario Lechner, Sachi Ama, Jakob Schubert e finalmente Ramon Julian, que garantiu a vitória e reassumiu a liderança do ranking.  Sachi Ama ficou com a terceira colocação, com o austríaco Jakob Schubert em segundo.

Ter vencido em Inzai, contudo, não garante o título a Ramon,  apenas o deixou numa ótima posição na briga pelo título. Caso termine na frente de Sachi Ama na última etapa em Kranj, em qualquer colocação, Ramon será o campeão da Copa do Mundo. Já Sachi Ama, tem que terminar na frente de Ramon Julian, custe o que custar. Se a diferença entre os dois for de apenas uma posição, Sachi fica com o título se terminar até em terceiro e Ramon em quarto. A partir daí, Sachi tem que manter uma distância de duas posições para garantir o título.

Já no lado feminino, a líder depois das sete últimas etapas era a eslovena Mina Markovic, seguida de perto da coreana Jain Kim, que vinha com moral após ter conseguido a vitória em casa na etapa passada. Para felicidade de Jain, Mina não foi muito bem nas semifinais e acabou passando para a final em sétimo, enquanto Jain garantiu a primeira posição. Ou seja, se ambas conseguissem top, a vitória ficaria com a coreana. A primeira a escalar foi a francesa Charlotte Durif, que foi muito bem na via e chegou perto do top. Mina veio em seguida, e escalando de forma perfeita conseguiu o top na via, jogando para Jain Kim a responsabilidade de terminar a via para ganhar. Todas as outras escaladoras foram bem, e chegaram a poucas agarras do fim. Então chegou a vez de Jain Kim escalar. Também escalando sólida e com bastante técnica ela chegou na última agarra, mas caiu sem dominar e sem clipar a última costura, ficando com o segundo lugar. Um alívio para Mina, que agora ficou com as mãos no título. Se Mina ficar na frente de Jain, em qualquer posição na última etapa, ela fica com o título. Para Jain ganhar, ela precisa terminar em primeiro ou segundo. Em primeiro, não importa a posição de Mina, Jain ganha, pois elimina uma pontuação muito ruim e coloca uma muito boa. Já se Jain terminar em segundo, ela precisa torcer para Mina não terminar em terceiro. Qualquer outra posição de Jain, dá o título para Mina, independente da colocação da eslovena. Vale lembrar que Mina estará escalando em casa, com o apoio da torcida!

Copa do Mundo de Dificuldade – 8ª Etapa, Inzai

Masculino

1. Ramon Julian (ESP)

2. Jakob Schubert (AUT)

3. Sachi Ama (JAP)

Feminino

1. Mina Markovic (ESL)

2. Jain Kim (COR)

3. Maja Vidmar (ESL)

Ranking geral (8 de 9 etapas)

Masculino

1. Ramon Julian (ESP) – 539 pts

2. Sachi Ama (JAP) – 520 pts

3. Sean McColl (CAN) – 447 pts

4. Jakob Schubert (AUT) – 438 pts

5. Romain Desgranges (FRA) – 389 pts

6. Hyunbin Min (COR) – 345 pts

Feminino

1. Mina Markovic (ESL) – 630 pts

2. Jain Kim (COR) – 597 pts

3. Johanna Ernst (AUT) – 510 pts

4. Helene Janicot (FRA) – 422 pts

5. Momoka Oda (JAP) – 350 pts

6. Charlotte Durif (FRA) – 331 pts

A última etapa da Copa do Mundo de Dificuldade acontece nos dias 17 e 18 de Novembro, na cidade eslovena de Kranj! Para os resultados completos acesse: www.ifsc-climbing.org

 

Postado por admin em : competições, Escalada Esportiva

Betas da galera!

Sem comentários ainda, seja o primeiro

Deixe seu beta!